quinta-feira, 24 de julho de 2008

Bíblia, a louca

Na revista Veja dessa semana, saiu uma matéria sobre a influência da religião na política americana. Vou reproduzir aqui em partes, porque é MUITO interessante:

— A massa da torta é feita de banha de porco?
— Acho que não, mas vou checar - responde o garçom.
— Obrigado. É que não posso comer banha de porco.
— Alergia?
— Não, Levítico.

A conversa está relatada num livro do jornalista A. J. Jacobs, no qual ele conta com minúcias hilariantes como é viver um ano em Manhattan seguindo o mais literalmente possível as regras da Bíblia. Ele leu a Bíblia e anotou cada regra. No fim, tinha 72 páginas com mais de 100 orientações. Cumpriu-as durante 387 dias. Foram oito meses seguindo o Velho Testamento e quatro seguindo o Novo Testamento. Entre as regras, estão as mais conhecidas, como amar ao próximo, pagar o dízimo, não cobiçar a mulher alheia. Mas também estão normas absurdas, como apedrejar os blasfemos, bater nas crianças com vara ou arrancar um olho do pecador. Para não acabar na cadeia, Jacobs também dispensou as caudalosas sugestões de pena de morte, aplicadas dos adúlteros aos que conferem o horóscopo. Quantas são as sugestões de pena de morte? Ele, que contabilizou tudo, responde: "Pense na Arábia Saudita, multiplique pelo Texas e triplique o resultado – é isso".

A graça do livro, e de sua denúncia bem-humorada de que o literalismo bíblico pode levar à mais honrada idiotia, está no cumprimento rigorosa das normas mais exóticas. São coisas como evitar roupas com fibras misturadas, especialmente lã e linho. Ou passar azeite de oliva na cabeça, tocar harpa de dez cordas, assoprar uma corneta (um chifre de carneiro resolve) no início de cada mês, andar com dinheiro amarrado à mão e deixar a barba crescer. A Bíblia também proíbe tocar nas mulheres menstruadas (o autor pensou em pedir uma planilha com ciclo menstrual de suas colegas de trabalho) e manda nunca pronunciar o nome de outros deuses. Como a palavra quinta-feira em inglês (thursday) vem do deus nórdico Thor, Jacobs sentia-se na obrigação de dizer: "Vamos almoçar no quarto dia útil da semana?".

"Fiquei surpreso. Parece que cada passagem da Bíblia, tem alguém capaz de segui-la literalmente", disse o autor. Ele achou um rabino ortodoxo que, microscópio em punho, vai à casa dos fiéis examinar as fibras das roupas para evitar misturas. Descobriu que há 50.000 judeus, em Israel e na Califórnia, que desligam o aquecimento de casa no sábado, dia sagrado de descanso, mesmo durante o inverno. Porque no sábado não se pode trabalhar, e manter o aquecimento ligado é negociar com a companhia de energia elétrica. Há gente que compra chifre de carneiro e há uma loja em Indiana que já vendeu mais de 1000 harpas de dez cordas a dezesseis países. Em Israel e em três estados americanos, fundamentalistas tentam produzir uma vaca vermelha. A Bíblia diz que a purificação verdadeira está em matar uma vaca vermelha, queimá-la em madeira de cedro e aspergir as cinzas, misturadas em água, sobre a própria cabeça.

Agora me digam: não é pra repensar a religião? Acreditar e seguir um livro escrito há vários anos atrás pode ser meio doido. Criar uma religião baseada nesse livro é ainda mais doido. Mas não questionar esses ensinamentos, pra mim, é idiotice. Tenham fé, mas tenham um mínimo de bom senso.

Nenhum comentário: