quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Marca país

Se Obama pode virar marca, porque não um país? Então... na verdade essa história de "marca país" é bem anterior ao presidente mundial. O turismo dá dinheiro, então, é preciso transformar o país inteiro num produto... sua cultura, seus lugares, suas diferenças exóticas. O mercado do turismo movimentará US$ 5,9 trilhões em 2008, empregando 238 milhões de pessoas!

Mas é muito difícil fazer isso. Como transformar tudo que tem um país em uma marca única? Um único símbolo, tipografia ou cor? A bandeira nacional já não serve mais. Um cultura múltipla como a brasileira, por exemplo, é um problema enorme. A discussão sobre o famigerado "design brasileiro" é tão grande que a marca do Brasil parece um monte de ameba sobreposta...

E o que vocês acham dessas outras?

A empresa FutureBrand fez uma pesquisa (Country Brand Index 2008) sobre essas marcas. A Austrália é o país com marca mais forte no mundo em termos de destino turístico, pelo terceiro ano consecutivo (e eu concordo!!!). O Canadá, sexto colocado, em 2007, pulou para o segundo lugar, este ano. O Brasil aparece apenas uma vez na pesquisa, em segundo lugar na categoria "melhor vida noturna"... Hã? Será que essa é uma forma eufemista de dizer que o Brasil ainda é um país de turismo sexual? E a gente nem aparece entre os cinco nas categorias beleza natural e praias.

As categorias das marcas eram: melhor país para negócios (EUA), melhor país para se estender uma viagem de negócios (Austrália), melhor país para arte e cultura (Itália), melhor país para autenticidade (Nova Zelândia), melhor país de praia (Ilhas Maldivas), melhor país para famílias (França), melhor país para história (Egito), melhor país para resorts e hospedagem (Emirados Árabes), melhor país para belezas naturais (Nova Zelândia), melhor país para vida noturna (Japão), melhor país para comer bem (Itália), melhor país para atividades ao ar livre e esportes (Austrália), melhor país para descanso (Ilhas Maldivas), melhor país em segurança (Noruega), melhor país para compras (EUA), melhor país em valor do dinheiro (Tailândia), melhor país para se morar (Austrália), melhor país de viagem tranqüila (Holanda), melhor padrão de vida (Suécia), melhor país com liberdade política (Holanda), melhor país com tecnologia avançada (Japão), melhor país com produtos de qualidade (Japão), melhor país no ano anterior (China). Do blog Design Informa.

::
COUNTRY BRAND
If Obama can be a brand, why not a country? Actually country brands are older. Turism make money, so a country is a product. Culture, places and exotic stuuf are products. But it's hard to transform that all in a symbol, a typography or a color. National flags are over. A multiple culture as the Brazilian one is so difficult to translate that someone (an idiot, I think) made colorful amoebas for it. Belive it or not... Other countries do the same. What do you think? FutureBrand made a research about country brands and Australia won. I agree. I love that place!

Um comentário:

Pollyana Barbarella disse...

O de Portugal é muito feio, hein!
Bjs