quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama

Não gosto de falar sobre política, mas os EUA escolheram o primeiro presidente negro de sua história e o mundo comemora. Eu confesso que ainda não acredito... estou esperando a conspiração que irá mudar isso (ou seja, irá matá-lo, como foi com JFK). Mas será que ele será responsável pelos ventos de mudança que todos nós acreditamos e precisamos? É ele que irá mudar os rumos do mundo?

Assim como acreditamos no Lula, vamos acreditar em Obama. Lula ainda está por aqui, por bem ou por mal. A responsabilidade de Obama é maior. O mundo inteiro irá vigiá-lo. Bom... eu nunca votei no Lula. Mas votaria no Obama.

E como designer, não poderia deixar de lembrar a campanha de Obama. Ele se transformou numa marca! Tornou-se uma identidade que os americanos resolveram incorporar. Toda esta eleição americana teve manifestações gráficas incríveis. Vejam 50 cartazes pró-Obama ou, então, compre qualquer coisa na lojinha virtual do novo presidente dos EUA!

::
OBAMA
I hate politics... but I have to write about the first afro-american president of USA! We need a change and we hope that it will come now! Sometimes I think someone will kill Obama as JFK. Who knows...? And as a designer, I must say that this american election was the best about graphic manifestations.

2 comentários:

Anônimo disse...

Há exatos 45 anos o pastor Martim Luther King começou seu discurso em Washington com a célebre frase: "I have a dream..."
Para muitos americanos, que enfrentaram até 4 horas de fila para votar (tanta procura não havia há mais de 100 anos),o sonho do pacifista americano estava se realizando.
Não só os EUA como o mundo inteiro está cheio de esperanças mas a minha preocupação é grande não com a possibilidade de virem a assassiná-lo (afinal, também tentaram matar o Ronald Reagan, que era um tremendo reacionário)e sim porque não acredito em "salvadores da pátria" e, nesse caso, em "salvadores do mundo".
Ontem, Shimon Perez, de Israel, saudou o novo presidente dizendo que o mundo estava precisando de um líder. Será que isso é papel para um homem só?
A História está cheia de grandes homens e mulheres que ajudaram a mudar o mundo mas nunca sozinhos e sim com a ajuda da sociedade.
Com Obama não será diferente: se não houver um esforço coletivo para rever o projeto neoliberal que nos lançou num individualismo exacerbado, num consumismo desenfreado, acho que nada, mas nada mesmo, mudará.

fichagas disse...

O "Perú Molhado", jornal de Búzios (Rio de Janeiro), colocou em sua capa o Obama com a frase "Você acredita em Papai Noel?". Sabe de uma coisa? Eu não sou tão radical, mas também desconfio. Afinal, Obama É UM POLÍTICO! Bom... veremos...