quarta-feira, 22 de abril de 2009

Brasil esquecido

Pois é... deixei passar o dia de propósito. Meu primo Kiko me alertou que temos feriados nos dias 21 (Tiradentes) e 23 (São Jorge) de abril, mas não temos feriado em um dia muito mais importante... o dia do meio... o 22 de abril... DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL!

Já que o povo brasileiro gosta tanto de um feriado, como podemos esquecer de comemorar um momento histórico tão importante quanto esse? Afinal, só estamos aqui do jeito que estamos hoje (bem ou mal) porque Cabral resolveu se perder e chegar aqui! Por que não fazemos feriado? POR QUÊ???
Desembarque de Cabral em Porto Seguro, pintura de Oscar Pereira da Silva

Eu voto em feriado nacional! E Salve Jorge!

2 comentários:

Graça disse...

Vamos por partes:
a) 22 de abril não é feriado por questões ideológicas = há preconceitos contra a palavra "desobrimento" e, além do mais, o dia marcou a chegada do europeu nessas terras e aí teve início o processo de espoliação sem falar na destruição das comunidades nativas (isso é verdade mas historiador é um povo que tem mania de radicalizar tudo)
b) Já expliquei ao Kiko que Tiradentes só firou herói nacional após a proclamação da República, quando os líderes do movimento saíram catando um herói republicano (brasileiro adora um herói), embora tudo leve a crer que o nosso bom Tiradentes só tivesse uma idéia vaga do que era uma República e assim mesmo depois de participar de reuniões onde estavam presentes os verdadeiros mentores do movimento mineiro, como Tomás Antônio Gonzaga.
c) O feriado de São Jorge veio para atender à bancada Espírita do Rio de Janeiro. Não sou versada na matéria,mas, se não me engano, São Jorge é Xangô (alguém me corrija) e num país que se diz majoritariamente católico ia ficar complicado um feriado dedicado a um Orixá.
Pronto: já fiz meu discurso.

Graça disse...

Meu Deus!!!! Que Xangô me desculpe mas São Jorge é Ogum.
Meu pedido de desculpas a todos os orixás.