sexta-feira, 8 de maio de 2009

Apareceu o design brasileiro!

Está rolando no MAM-SP a exposição Design Brasileiro Hoje: Fronteiras, que vai até o dia 28 de junho. O programa Starte da GloboNews fez uma edição sobre o assunto e ficou bem interessante para todos entenderem como andam as coisas por aqui. Vejam o vídeo (é meio longo) e depois (é claro) farei comentários.


Bom... pra começar estou achando toda essa iniciativa absolutamente incrível. Mostrar design em todas as mídias é importantíssimo para a produção de uma cultura direcionada. E o programa mostra dois discursos bem diferenciados porém intrínsecos: o design mercado e o design arte.

A famosa Ana Couto carrega bem o discurso que puxa o design e o branding para o marketing. Não é o muito desejado. O discurso é beeeeem enfeitado, mas ela toca em pontos importantíssimos para o entendimento da sociedade hoje. As escolhas, as relações com as marcas, as experiências. E coloca muito bem o design a serviço da sociedade.

Adélia Borges, curadora da exposição, apresenta o que o país produz. É maravilhoso quando ela coloca uma vassoura na abertura da exposição provando que o design faz parte do cotidiano de todos. Eu até vou deixar de reclamar por ter pago R$8 na minha vassoura! Afinal... ela está na parede do MAM! E depois que a entrevistadora pergunta sobre as famigeradas cadeiras (ou você não percebeu que no Brasil design e cadeira são sinônimos?), Adélia responde e em seguida puxa a sardinha do design gráfico! Milagre! Maravilha!

Destaco ainda as folhas-convite de Fred Gelli (não as conhecia e achei genial) e os sapatos customizados que Adélia apresenta logo no início. Os sapatos são uma das conclusões da minha dissertação, mostrando a tendência interativa (customizada) do design.

Nenhum comentário: