sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uma caixa cultural

Este post é para parabenizar a Caixa Cultural no Centro do Rio de Janeiro. A instituição traz CINCO exposições muito boas em suas instalações. E TODAS DE GRAÇA! Excelente oportunidade!

MARIA LEONTINA: DESENHO EM RISCO
Exposição de desenhos de Maria Leontina, artista paulista. Pequena, mas interessante.

LE CORBUSIER: ENTRE DOIS MUNDOS
Pelo Ano da França no Brasil, somos apresentados a cerca de 120 obras de Charles-Edouard Jeanneret, ou Le Corbusier, em sua "maturidade" (período entre 1945 e 1965). Exposição para arquiteto com muitas plantas e esboços arquitetônicos. Só que o mais interessante é exatamente o que não é desse mundo: pinturas, tapeçarias, esculturas... As legendas e textos foram feitos com uma película que reflete a luz da sala e dificulta a visualização. Ponto negativo.

WORLD PRESS PHOTO 09
A já conhecida exposição promovida pela World Press Photo que premia as melhores imagens publicadas na imprensa internacional no ano anterior. As fotos da categoria Natureza são impressionantes: os olhos dos animais de bem perto, a tempestade elétrica na erupção do vulcão e o leopardo das neves são incríveis. Na categoria Esportes, muita Olimpíada na China. E de resto... muitos conflitos mundiais que os brasileiros já estão acostumados no dia-a-dia. As fotos das casas romenas também são interessantes.

A ARTE INDÍGENA DE VICTOR BRECHERET
Muito boa essa exposição que me surpreendeu porque eu não conhecia esse lado do artista ítalo-brasileiro, considerado um ícone da escultura nacional, criador de monumentos incríveis como "Monumento às Bandeiras". As obras manifestam aspectos relacionados ao índio brasileiro e encontram formas e grafismos muito interessantes. "O beijo" (imagem ao lado) e "A luta" são de uma simplicidade ímpar. Pena que só fica até este domingo. Merecia maior divulgação. Vejam mais no Instituto Victor Brecheret.

DRESS TENTS
No saguão, essa exposição apresenta fotografias de tendas que se tornam roupas, numa fusão entre arquitetura e o corpo humano, formando esculturas vivas na paisagem. Ainda tem um exemplar real da Dress Tent Picnic, ou seja, uma tenda-vestido para picnics. Das artistas americanas Robin Lasser e Adrienne Pao.

Com isso, acho que o nome "Caixa Cultural" cai como uma luva literal... é um espaço que - como diz o texto institucional - "vem contribuindo para facilitar o acesso aos diversos bens culturais e o crescimento intelectual e cultural de nossa gente". Show!

Nenhum comentário: