sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Feriadão cultural!

Feriado ensolarado, excelente para curtir o sol na praia e muito bom pra ver exposições (a cidade está vazia e não ficam lotadas)! Eu fiz o circuito CCBB-Correios-MAM, ou seja, vi as exposições de Regina Silveira, Margareth Mee e Carlos Vergara... sensacional, não? Ah... e só paguei quatro reais por isso tudo porque no MAM a exposição é paga, mas eu pago meia!

Comentários? Vamos lá:

REGINA SILVEIRA: A exposição "Linha de sombra" mostra que a artista é poderosa. Ela consegue até mandar fechar a linda clarabóia do local para uma de suas instalações. E que instalações... a capacidade de rever a interação entre a luz e o objeto em sombras projetadas e transformadoras da nossa percepção é incrível. In absentia é demais! Rastros também é ótimo! Uma aula monocromática de formas! Professores de Artes, visitem! Fica até 3 de janeiro de 2010.

MARGARETH MEE: A capacidade técnica dessa mulher chega a doer! Seus desenhos são absolutamente perfeitos! Cheguei a cometer a heresia de pensar: "Seus desenhos são mais lindos que a realidade"! E - pasmem - tudo em aquarela!!! Gente... quem já trabalhou com aquarela sabe que não é nada simples conseguir dominar essa técnica. Ver alguns de seus trabalhos inacabados é mais incrível ainda! Em um vídeo, ela fala que ficou semanas aguardando o abrir de uma flor noturna para poder desenhá-la. Ao descrever esse momento, percebemos que a paixão no ofício faz uma diferença tremenda. Parabéns pela homenagem ao seu centenário! Até 20 de dezembro.

CARLOS VERGARA: Muito interessante ver os caminhos gráficos que Vergara tomou ao longo de sua obra na exposição "A dimensão gráfica: Uma outra energia silenciosa". Seu trabalho com impressão holográfica é realmente de ficar admirando por horas a fio (já valeu o ingresso!). Por coincidência, havia visto uma entrevista com ele durante esta semana, onde explicava algumas de suas obras, e achei muito legal a idéia dos "santos sudários" dele. Ele dizia que alguns locais já continham em si a obra de arte e só era necessária tirá-la de lá e expô-la (como Duchamp fez com o mictório - exemplo usado por ele). Então, ele utilizei grandes tecidos e criou incríveis monotipias. Alguns de seus belos estudos me lembraram trabalhos os estudos de cor que fiz nas aulas do Amador Pérez (salve, mestre!). Até 14 de março de 2010.

Muito bom... e pra finalizar, botei meu lado cinéfilo em ação e lancei mão de um clássico de 1935! Resolvi encarar um filme em preto e branco: o original d'Os últimos dias de Pompéia! É necessário se despir dos conceitos tecnológicos atuais pra tentar entrar na atmosfera do filme, sempre lembrando do contexto cronológico dele. Válido!

Que venham mais dias como esse!

Um comentário:

Graça disse...

Conheci o trabalho da Margareth Mee há muitos anos, através de um tio já falecido, arquiteto, intelectual e admirador da beleza como poucos. Para o nosso jurista ele foi o responsável por muito do que ele sabe hoje.
Ela é extraordinária. Houve um tempo em que ainda era possível comprar alguma de suas aquarelas, hoje é inviável.
Mesmo eu, que não sou exatamente uma amante da natureza, fiquei pasma com os trabalhos que vi dela em outras exposições.
Tenho certeza que foi uma excelente escolha sua e o comendador vai ficar muito feliz de saber o quanto você gostou.
Meu Deus: Eu vi "Os Últimos Dias de Pompéia", e claro que não em 1935, mas nos anos 50 e ele me impressionou de tal maneira que jurei um dia conhecer Pompéia e consegui realizar meu sonho.
Bela sexta feira!!!! Parabéns pelas escolhas