quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fim de uma era (e o início de outra?)

Fui arrebatado ontem pela notícia do fim do programa da Oprah!

Parece bobeira, mas a mulher pode ser considerada uma das mais poderosas do mundo (se não é a mais...). A história de vida dela é bem pública para eu ficar contando aqui, mas é interessante ver uma mulher negra surgir na televisão na década de 1980 e estar 25 anos depois como rainha do horário não só nos EUA, mas em vários países em que é transmitido o seu programa, The Oprah Winfrey Show.

Mas procurando saber mais, vi que não é o fim. Oprah está abrindo o seu próprio canal de TV por assinatura! De acordo com as especulações da mídia, ela irá controlar o The Oprah Winfrey Network – em parceria com a Discovery –, que irá atingir mais de 70 milhões de lares pelo mundo! Provavelmente terá um programa próprio com seus parceiros habituais ganhando maior destaque na programação.
A grande questão na televisão americana é quem será o seu substituto. Ellen DeGeneres parece estar na frente, mas seu programa é mais de entretenimento, enquanto a Oprah tinha seu lado social e informacional bem maior. Martha Stewart, Tyra Banks, Bonnie Hunt, Dr. Oz e Dr. Phil também devem ganhar uma fatia desse bolo. De qualquer forma, esse tipo de programa sofrerá um grande baque em sua estrutura, o que poderá modificar a maneira como é tradicionalmente encarado pelas redes.

Eu acho ela sinistra. Manda e desmanda. Cria opiniões nas cabeças das pessoas. Cair nas graças dela é ser abençoado. Quase Midas. E não é cabeça de vento, não. Tem atitude, é politizada e questiona todos os assuntos sem medo de encará-los. Apesar do cunho feminista que seu programa carrega, Oprah funciona como educadora, instrutora e até psicóloga de uma nação. Creio que seu novo investimento vai dar certo e espero que seus valores sociais ganhem amplitude. Boa sorte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe-me Sr. Mas porque estar preocupado com a OPRAH(que é bilionária) e a QUEM ASSISTE È UM PUBLICO RESTRITOe não estar preocupado com os programas brasileiros tipo....do Ratinho(rico) , Hebe(riquissima), Gugu(milionario)), Luciana Gimenez(ahahaha), Marcia(?), Faustão(só com os relógios...) , e etc que dizem e apresentam um monte de merda diretamente ao seu povo? Porque a OPRAH?

fichagas disse...

por vários motivos:

1- o blog é meu, então posso me preocupar com o que eu quiser.

2- me preocupo com coisas de qualidade que realmente tem um objetivo de buscar melhorias para sociedade, independente de quem assiste ou não. o programa não é sensacionalista, é informacional e não fala merda para o povo. nenhum dos programas supracitados servem como referência.

3- a oprah é importante internacionalmente como mulher negra que chegou a um cargo altíssimo na ainda considerada maior potência mundial. aliás... só esse ponto, já seria razão suficiente para pensar na oprah e não nos profissionais citados.

4- oprah é uma referência para todos esses profissionais e acredito que essa mudança será importante para toda a mídia mundial.

5- se ela tem dinheiro ou não, se os profissionais citados tem dinheiro ou não, não faz diferença. mas a falta de conteúdo dos profissionais brasileiros é digna de um post. a falta de ética e consideração com o povo é preocupante (pão e circo!).

mais razões? se quiser mais, releia a primeira...