domingo, 21 de março de 2010

Ilha da Tensão!

Há muito tempo eu não ia ao cinema e saía com dor no pescoço por uma boa causa... era sempre porque o filme era longo e chato demais ou a cadeira era péssima. Ilha do Medo (Shutter Island) foi a razão da dor.

Caraca... o filme é até longo... mas é longo de tensão pura! Até o final ficava a dúvida do que realmente estava acontecendo. Excelente! E o medo do título não é por criaturas estranhas ou situações sobrenaturais... é um thriller psicológico de dar dor no pescoço MESMO! São muitas reviravoltas... uma hora você acha uma coisa, depois você acha que descobriu o fim do filme e aí você fica na dúvida... incrível. Só a natureza humana é capaz de fazer isso e dar uma realidade a história.

Não sou fã de Leonardo DiCaprio e não acho que sua atuação foi memorável. Aliás... nenhuma atuação chama a atenção. Ele faz um policial federal que investiga uma ilha onde funciona um presídio especial para criminosos com graves problemas psiquiátricos, e fica desconfiado de que ali os prisioneiros são submetidos a experiências científicas semelhantes aos horrores cometidos pelos nazistas nos campos de concentração. Mas quem leva tudo mesmo é Martin Scorcese e sua equipe. Direção, edição, roteiro, fotografia... tudo de alto nível. E parece que a idéia era homenagear os clássicos filmes B do gênero... mas foi um B+, bem maiúsculo! Como disse meu colega Otávio, do blog Hollywoodiano:
A trama, sinceramente, é o que menos importa em Ilha do Medo. O desfecho, menos ainda. É a viagem que vale cada centavo do ingresso.
(...)
Quando Ilha do Medo acaba, não temos referência suficiente para julgar com certeza a sua conclusão, que pode ou não ser verdadeira. É desconcertante.



E fica a frase instigante do final: é melhor viver como um monstro ou morrer como um homem bom?