segunda-feira, 8 de março de 2010

Um aviso bem grande

Terremotos catastróficos no Haiti e no Chile. Tremor fatal na Turquia. Tsunamis constantes pelo Pacífico. Nevascas mortais no Hemifério Norte. Calor infernal no Rio seguido de chuvas alagadoras que já vinham arrasando São Paulo e o Sul do Brasil. Furacões, vulcões, secas...

No filme Jurassic Park, os cientistas se dão conta que alguns dinossauros clonados se tornaram hermafroditas para perpetuarem suas espécies. Sabe qual é a mensagem? A Terra sempre dá um jeito e não pergunta pra gente. Nem se quer considera a gente. Ela só quer saber de equilíbrio e vida.

Já em Matrix, Agente Smith - o vilão - faz um discurso sobre como nós, humanos, somos vírus para a Natureza. Mas, sinceramente? Nós somos piores... afinal, o objetivo do vírus é se reproduzir, é manter sua espécie mesmo que prejudicando outra espécie. Isso está dentro das regras da "Mãe Natureza". É uma relação interespecífica desarmônica, mas o planeta sabe disso, convive com isso e dá conta disso. A morte na Natureza faz parte do um ciclo. E nós? Nós sequestramos crianças no meio de uma crise. Nós queimamos florestas. Nós mentimos pra chegar no poder. Nós inventamos dados para ganhar dinheiro em cima do medo. Nós criamos medo. Nós criamos lixo. Nós criamos vírus. Matamos por nada.

Nós achamos que entendemos e controlamos o mundo, a natureza. Mas é ele/ela quem manda. O aviso está sendo dado.

Um comentário:

Graça disse...

O aviso não está sendo dado: O AVISO JÁ FOI DADO.
Nem estou falando dos terremotos pois as placas tectônicas se movem continuamente e, infelizmente, movimentos mais bruscos liberam grande tensão e o resultado é o que acabamos de ver no Haiti, Chile e Turquia.
Falo do clima enlouquecido. No hemisfério norte, por exemplo, estamos quase na primavera e as nevascas continuam quer nos EUA, quer na Europa.
Mas nós continuamos a desmatar, a não reciclar lixo, a usar e abusar dos sacos plásticos, a assistir anúncios da Polishop sobre uma mangueira "maravilhosa" para lavar carros, janelas, regar jardins, gastando bastante água, é claro.
Fala sério!!!
Ainda temos que assistir a publicidade prestando um desserviço.