quinta-feira, 24 de junho de 2010

Zebras numa quinta-feira quente!

Eu falei que na terceira rodada a Copa ia começar a pegar fogo?

E eu também não falei que a Itália ia ser eliminada na primeira fase como a França?

A Itália estava irreconhecível num jogo morno no primeiro, mesmo com o gol da Eslováquia aos 25 minutos. Não acertou um passe de bola, não tinha esquema tático... nada! E a Eslováquia parecia um time da série B do Brasileirão. Mas sabe aqueles jogos de final de Copa do Brasil onde tem um time grande e um time azarão e a zebra aparece? Pois é! No segundo tempo, a Eslováquia meteu mais um e a Itália se perdeu toda! Até que o técnico italiano resolveu colocar o único jogador lúcido, mas que estava machucado: Pirlo. O toque de bola mudou tanto, que fico achando que se ele estivesse desde o início, a Itália não teria feito esse campeonato pífio. A Itália veio pra cima e pressionou, mas meio trôpega. Fez dois (aliás... um deles foi o gol mais bonito da Copa pra mim: Quagliarella encobrindo o goleirinho eslovaco), mas a Eslováquia já estava com três na conta. Assim como a França, Itália saiu como a pior do grupo!

Nem vi esse jogo. Não dava... o outro estava bombando! Mas imagino um futebol burocrático e feio. Só sei que a Nova Zelândia fez mais pontos que a Itália e a França! HAHAHAHA

O Grupo F já tinha Holanda classificada contra o já eliminado Camarões e um jogo decisivo entre Japão e Dinamarca, onde todo mundo apostava nos dinamarqueses...

HA! Acho que eu era o único que falava "cuidado, o Japão não é bobo, não" e... BANZAAAI!!! Dois gols de falta no primeiro tempo, mostraram que Zico deixou sua marca na Terra do Sol Nascente. A Dinamarca nem viu a bola. No segundo tempo, fez um gol, mas o Japão foi lá e meteu mais um. O tal do Honda jogou um belíssimo futebol... se eu fosse ele, eu pedia patrocínio automobílistico... Puvi uma coisa muito interessante: todo mundo esperava que os africanos jogassem o futebol habilidoso que o Japão mostrou, mas foram os orientais que investiram em qualidade, enquanto, a África investiu na força. Concordo.

Burocrático. Não vi e nem precisava. Camarões não fez um pontinho sequer. Válido pela estréia do Robben e da possibilidade de uma Holanda ainda melhor.

As oitavas de final começam a se definir de uma forma interessante. Acredita-se que a Holanda já está nas quartas porque vai pegar a Eslováquia. Concordo... foi a Itália que perdeu pra Eslováquia e não a Eslováquia que ganhou da Itália. E o Paraguai pega o Japão. Eu diria que o Paraguai vai passar, mas depois de hoje, acho que vai ser um jogão!

O fim da hegemonia européia na Copa do Mundo tem levantado inúmeras questões: excesso de jogadores nacionalizados? Falta de renovação? Excesso de contratação global? Falta de entusiasmo e maior valorização da Eurocopa? Sinceramente... acho que temos que ver se o futebol está nivela por baixo ou não. Isso sim é um problema. Teremos Coréia do Sul, EUA, Gana, Japão e Eslováquia com possibilidades de chegarem às quartas de final de um Copa do Mundo, enquanto Itália e França já saíram e Alemanha e Inglaterra jogam contra.

Estão falando que essa Copa do Mundo é a nova Copa América. Isso eu não sei... mas que acho muito bom tirar a moral dos caríssimos europeus... ah, eu acho!

Nenhum comentário: