segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Copa, então...


Eu gosto de futebol, então, adoro Copa do Mundo. Mas acho que essa ficou aquém das minhas expectativas. Acho que de todo mundo. Alguém já viu a classificação geral? Aí vai:
  1. Espanha
  2. Holanda
  3. Alemanha
  4. Uruguai
  5. Argentina
  6. Brasil
  7. Gana
  8. Paraguai
  9. Chile
  10. Japão
  11. Portugal
  12. EUA
  13. Inglaterra
  14. México
  15. Coréia do Sul
  16. Eslováquia
  17. Costa do Marfim
  18. Eslovênia
  19. Suíça
  20. África do Sul
  21. Austrália
  22. Nova Zelândia
  23. Sérvia
  24. Dinamarca
  25. Grécia
  26. Itália
  27. Nigéria
  28. Argélia
  29. França
  30. Honduras
  31. Camarões
  32. Coréia do Norte

Não me lembro de uma primeira rodada tão insossa. Essa Copa teve times com mais medo de ganhar do que vontade de vencer. Sorte a nossa que o futebol bem jogado e ofensivo da Espanha venceu, ao invés do futebol fechado e brucutu da Holanda. Se a Alemanha tivesse ganho talvez tivéssemos mais times pensando em ser uma Suíça melhorada, ou seja, trancada atrás e veloz de contra-ataque. Brasil e Argentina trouxeram a temosia e a arrogância e pararam no momento exato. O Uruguai orgulhou o mundo com seu futebol limitado porém determinado. E o que dizer das todas poderosas França e Itália? Vejam a classificação acima e fiquem perplexos. A Inglaterra ainda foi mais longe, mas decepcionou demais.

Também foi uma Copa das decepções individuais, onde os grandes craques tão celebrados e milionários foram praticamente inúteis. Ganhou a força da união, da equipe. Os quatro times que fizeram as finais tinhas talentos individuais sim, mas que jogavam em uníssono com o resto do time. Japão e EUA também mostraram que a perseverança e o treinamento podem conquistar espaços. Sérvia, Eslováquia e Nova Zelândia mostraram que as zebras vem pra Copa com a intenção de fazer bonito e não apenas participar.

Os times africanos decepcionaram. A anfitriã África do Sul foi a primeira dona de casa a não passar da primeira fase. Mesmo com a torcida do mundo, não pode fazer nada com suas limitações técnicas. Assim como Camarões... penúltimo? Gana é o único país que vem mostrando alguma evolução, aparecendo desde 2006 entre as 10 primeiras. Costa do Marfim parece ser uma eterna promessa.

Sobre o excesso de faltas e as falhas na arbitragem, eu vou ter que citar o intragável Galvão Bueno (assisti tudo na ESPN). Toda a Copa do Mundo tem falhas e faltas grosseiras, mas em 2010 a tecnologia visual amplificou isso. O grande número de câmeras, replays, closes e computadores que trazem pra gente os mínimos detalhes de todos os lances, faz com que a gente tenha a exata noção do que aconteceu. Alguém se lembra que antes os cartões amarelos e vermelhos só apareceram na Copa de 70? Vocês imaginam como era a porradaria? Pois é... Talvez a gente possa reclamar que muitos erros de arbitragem decidiram jogos... mas não foi assim com a mão de Maradona em 86 e o não-gol da Inglaterra em 66?

E a Jabulani? Bom... só sei que depois dessa bola, eu vou parar de dizer que craque joga com qualquer bola.

Agora virão mais quatro anos de esperas e vuvuzelices da imprensa sobre a Copa no Brasil. Ainda bem que tem Copa América, Olimpíadas e Copa das Confederações antes!

Nenhum comentário: