sábado, 3 de julho de 2010

E fica a pergunta: quem disse que o futebol europeu está em crise?

Uma semi-final européia (Alemanha X Espanha) que já garante uma seleção da Europa na final. E é válido lembrar que a final da última copa foi Itália X França.

Jogo polêmico fora de campo, mas previsível dentro. Apesar do poderio de ataque, não há defesa na seleção argentina, enquanto a Alemanha é um time estruturado em todas as posições.

São várias as semelhanças entre Brasil e Argentina: Dunga e Maradona, Michel Bastos e Otamendi, Felipe Melo e Mascherano, Kaká e Messi, fora ter sido envolvido por uma seleção européia. O único guerreiro argentino foi Tevez que correu até o fim e disputou todas as bolas. O resto foi fraco. Inoperante. Individualista. Sem direção.

Queria que a Holanda levasse essa Copa pra poder dizer que o Brasil perdeu para os campeões. Mas a Alemanha merece muito esse título. Tirando a derrota acidental para a Sérvia, a Alemanha mostrou contra a Austrália na primeira rodada o que viria fazer contra a Inglaterra e contra a Argentina nas fases de mata-mata: MASSACRE DE QUATRO! Lam, Podolski, Özil e o craque Schweinsteiger. Duvidei do poderio alemão no início, mas me rendo a eles.

E a prova de que o futebol sulamericano é meio fogo de palha aconteceu no Paraguai e Espanha. Paraguai até teve um jogo audaz, mas o jogo inteiro foi feio e chato. Pouquíssimas chances, muito amarrado. Até que veio o segundo tempo e o juiz resolveu aparecer: pênalti pra cada lado, nenhum convertido! Quer dizer... um foi feito, mas voltou atrás por invasão. Polêmicas a parte, o os paraguaios nem lateral sabem bater direito! Só fizeram três gol em toda a Copa do Mundo! Dava pra ir pra semi? Não, né! Em compensação a Espanha que tem o tão falado futebol bonito, não consegue produzir. Objetividade fraca, pouco resultado. Vai pegar uma Alemanha inspirada... será que vem outro massacre?

Fico com a impressão que todas as seleções que depositaram suas esperanças em 1 ou 2 jogadores perderam: Costa do Marfim (Drogba), Portugal (Cristiano Ronaldo), Itália (Cannavaro), Brasil (Kaká, Robinho e Luiz Fabiano), França (Ribery), Argentina (Messi), Camarões (Eto'o) e Inglaterra (Rooney e Gerrard). Holanda, Espanha e Alemanha estão nas semi-finais porque possuem um time inteiro excelente, focado e com reservas à altura. Uruguai é - agora sim - a zebra que possui um jogador (Forlán) e muita vontade pra ficar entre os 4 grandes desta Copa.

PS.: A Fifa deu o gol contra de Felipe Melo para Sneijder. Faz diferença pra gente?

Nenhum comentário: