quarta-feira, 7 de julho de 2010

Surpresa - pra mim - na outra semi!

Afinal... o polvo acertou né?

O resultado é surpreendente pela trajetória dos dois times: a Alemanha massacrou Inglaterra e Argentina, enquanto Espanha teve dificuldades pra passar de Portugal e Paraguai. Mas o que mais me surpreendeu foi o jogo como um todo. Talvez porque pela primeira vez eu tenha entendido como funcionavam as duas equipes.

A toda poderosa Alemanha mostrou pra mim que é igual a todas as equipes que jogam contra o Brasil: fica fechadinha atrás, esperando a oportunidade para o contra-ataque rápido. E isso me decepcionou bastante! Fiquei rapidamente repensando os outros jogos e vi que a potência alemã se dava muito mais na fragilidade defensiva dos adversários e - é claro - na velocidade de seus craques. Mas nesse jogo de semi-final todos craques estavam presos na função de marcação e não conseguiam espaços para criar e contra-atacar.

A Espanha vinha me frustrando pela espectativa de um futebol bonito que parecia sem objetividade, que ficava pra lá e pra cá até achar uma brecha. E as brechas apareciam (menos contra a Suíça). Uma delas apareceu nesse jogo, na cabeça do mediano zagueiro Puyol, que soube fazer sua função perfeitamente (ao invés de ficar subindo na hora errada, como certos zagueiros). Os espanhóis funcionam como aqueles predadores que ficam brincando com a comida até a hora de devorá-la.

Com isso, acho que o Uruguai vai pegar uma Alemanha deprimida, que acreditava no título e sairá de mãos vazias. A Celeste não tinha nada a perder e já fez muito. Tudo é lucro e já avisaram que vão pra cima porque querem ganhar esse terceiro lugar. E é exatamente isso que a Alemanha gosta: um time fraco que se abre para o ataque. Gostaria de uma vitória uruguaia, mas acho que os alemães vão levar.

E a final se define com duas seleções européias que disputam um título inédito.. ou seja... será SENSACIONAL! As laranjas invictas contra a fúria campeã da Europa! Em algum momento do jogo, a vontade das seleções deve ultrapassar táticas e habilidades e, isso, não se mensura (só o polvo!). Tentando prever algo, me dei conta que a Holanda joga bem parecido com a Alemanha, confiando nas habilidades de Robben e Sneijder mas sem a mesma velocidade. Por isso, antevejo um jogo parecido com o de hoje: Espanha no ataque e Holanda na defesa, aguardando a oportunidade de um contra-ataque mortal. Os espanhóis só precisam rever o jogo contra o Brasil pra ver o que NÃO fazer contra os holandeses. No entanto, continuo achando imprevisível o resultado. Mas aposto numa diferença de gols pequena, um placar baixo... tipo 1 a 0 ou 2 a 1. Só não sei pra quem (o polvo sabe!).

Nenhum comentário: