quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Precisamos revolucionar nosso pensamento visual"

Titulei esse post com essa frase perfeita de Aleksandr Ródtchenko (1891-1956). Mas fiquei entre essa ou "Nosso dever é experimentar", que também é excelente! Ambas estão na exposição Aleksandr Ródtchenko: Revoluções na Fotografia que fui ver hoje no Instituto Moreira Salles.

Com cerca de 300 obras, entre fotografias, fotomontagens e o essencial da produção gráfica do artista russo (capas de livro, revistas e cartazes), a exposição parece revelar como o artista produzia e pensava. Vocês já devem saber que sou fã das manifestações gráficas russas (lembram da Virada Russa no CCBB? Aqui e aqui!), então podem imaginar que achei incrível! Chega a parecer fácil fazer design. É um simples bem feito, bonito. Grafismos puros!


Tem uma sala com várias fotos "tortas", quer dizer, várias fotos de lugares que ele inclinou a câmera. Faço isso direto e vivem reclamando das minhas fotos. Só que tem um texto dele que fala perfeitamente que mudar o ângulo das coisas cotidianas faz a gente ver as coisas de uma forma diferente. Não é bom isso? Arrumei um argumento!


E que tal isso:
Arte é serviço para o povo, mas o povo está sendo levado sabe Deus para onde. Eu quero levar o povo à arte, não usar a arte para levá-lo a algum lugar.
Ok... ele escreveu isso no início de 43. Imaginem, então, a confusão no mundo e na União Soviética. Mas é pra refletir com esse monte de frase certeira!

De graça até 6 de fevereiro num lugar incrível, expoente do modernismo no país com um jardim maravilhoso de Burle Marx! Ainda quer mais? Levanta e vai!

Nenhum comentário: