sexta-feira, 11 de março de 2011

Oceano PACÍFICO?


Terremotos, tsunamis, vulcões e furacões... esse é o Oceano -dito- Pacífico. As imagens em tempo real da tsunami são assustadoras! Força aos japoneses!!!

Um comentário:

Graça disse...

Li, certa vez, uma crônica (acho que do escritor Carlos Eduardo Novaes) em que o autor, encantado com o boom desenvolvimentista japonês do início dos anos 70, parodiou a famosa máxima "Deus é Brasileiro dizendo: "Deus é japonês, tem olho rasgado, usa quimono e come de palitinho" (se algum leitor desse blog, com memória melhor do que a minha, descobrir que estou enganada na autoria, por favor me corrija). Explicava a sua afirmação lembrando que o Japão saíra arrasado da Segunda Guerra, sofrera os horrores das bombas de Hiroshima e Nagazaki, enfrentara os terríveis efeitos da radiação, humilhara-se com a ocupação norte-americana e, ainda assim, se recuperara e transformara-se na 2a economia do planeta (posto que só perdeu no final do ano passado, suplantado pela China)
Mais uma vez o Japão se vê diante de uma catástrofe, dessa vez de causas contra as quais eles puderam se prevenir mas não impedir: o terremoto seguido de tsunamis.
Acabei de ver o noticiário da Globo News das 17h e é impresssionante como governo e população já estão trabalhando para restaurar pelo menos uma relativa normalidades nas áreas mais atingidas.
Ainda estão na fase da contagem dos mortos, porém, se não fossem as precauções tomadas pelos sucessivos governos do país, que se situa no Anel de Fogo do Pacífico (onde 3 placas tectônicas estão em constante atrito), a tragédia teria proporções ainda maiores do que a que ocorreu na Indonésia no final de 2004.
Sei que os prejuízos são da ordem de bilhões de dólares, num momento difícil da economia japonesa e mundial, mas para quem tem tamanha capacidade de superação, como o Japão, acredito sinceramente numa recuperação que entrará para a História.