quinta-feira, 24 de março de 2011

Vamos flanar!

Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. (...) É vagabundagem? Talvez. Flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas.'' (A rua, de João do Rio)
Flanêur é uma palavra do francês que pode ser traduzida como ''flanador'' e usada para se referir a homens com um certo comportamento peculiar, descritos pelo poeta Charles Baudelaire como "aquele que andam pela cidade experimentando-a".

Flanar seria, então, vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta. É reparar em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. É valorizar objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.

O flanêur é simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples. Isso não é uma descrição de como todo designer deveria ser? E se depender das palavras de Charles Bezerra (no livro O desiger humilde) somos todos designers, então... VAMOS FLANAR!

Um comentário:

Graça disse...

Bela associação! O designer tem que ser um "flanador".
Entretanto proponho outra associação porque, infelizmente as pessoas, em geral, "olham e não vêm".
Proponho que a humanidade saia flanando: olhando o mundo, olhando a vida, olhando o outro mas, de fato, vendo, entendendo e respeitando cada um e cada coisa.
Sempre haverá tempo para escrevermos uma outra História, basta "flanarmos" com afinco.