terça-feira, 24 de abril de 2012

Um mundo complexo para o design

Aproveitei o final de semana - ampliado por um feriado - para terminar de ler o livro Design para um mundo complexo, de Rafael Cardoso (Cosac Naify, 2012).

Como diz a sinopse, "a obra discute o papel do design em nossa época, caracterizada ao mesmo tempo pelo excesso de informação e imaterialidade. Para que o design seja efetivo no mundo atual, deve-se considerar sua complexidade, utilizando a internet como maior exemplo disso". Por ter feito uma dissertação de mestrado sobre a fluidez do design, meus pensamentos são bem parecidos com os do autor.

Rafael tem um texto fácil, para designers e leigos - mesmo que as discussões sejam dentro da área. Ele revê conceitos básicos com forma, função e significado, fazendo uso de exemplos que clarificam suas ideias e facilitam o entendimento da tal complexidade. Por essa razão, sugiro que este livro seja referência em instituições de ensino de design; não só para alunos, mas também para os professores. O engessamento da profissão e - principalmente - do ensino frente o turbilhão de mudanças tecnológicas e sociais que afetam o design é péssimo. A pulverização de cursos técnicos e a nova regulamentação da área também precisam de mais reflexão.

E esse livro é um excelente começo.

2 comentários:

Anônimo disse...

por favor professor Filipe, corrija o - do eNNsino frente o turbilhão. Abraços - Marcela

fichagas disse...

corrigido!