terça-feira, 10 de julho de 2012

O bem do MAR

Fiquei bem feliz de saber que em setembro deste ano será inaugurado o novo Museu de Arte do Rio (MAR) no Porto Maravilha - mesmo que a previsão tivesse sido para o fim do ano passado com metade do orçamento final.


A solução encontrada pelos arquitetos para unir um palacete de 1916 ao prédio modernista vizinho foi "tirar um pedacinho do mar e colocar lá em cima". Essa é a definição para a cobertura "fluida" projetada para interligar os dois prédios de estilos completamente distintos e fazer ainda mais sentido com a sigla do museu. Detalhe: teve ajuda do Salgueiro! Isso mesmo: da escola de samba! Quer mais carioca do que isso?

O prédio antigo será o das exposições e o moderno o do setor educativo, a Escola do Olhar (muito bom esse nome!).  Na inauguração já teremos quatro exposições com direito a Tarsilas, Cildos, Tungas, Volpis e as duas Lygias! A escola só começara seus projetos em 2013. E outra coisa bacana do projeto arquitetônico é o fato de, para ver as exposições, é preciso entrar pelo prédio novo, subir até o último andar e ir descendo para ver as exposições. Primeiro: descer é bem mais fácil, não? Segundo: as exposições menores terão mais chance de serem vistas. E terceiro: todo o prédio será visitado! Acredito que isso possa riar algum tipo de inconveniente num futuro (até porque nada é 100% sensacional), mas achei bem bolado.

Salve a arte! Salve a cultura! Salve o Rio! E isso veio antes de virarmos patrimônio, hein!

PS.: O título dessa postagem é o nome de uma música de Dorival Caymmi que nada tem a ver com o museu em si, mas a sigla desse museu dá pano pra muitas mangas...

Nenhum comentário: