quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O difícil elogio merecido

Transcrevo aqui parte do texto de Fabrício Carpinejar sobre a dificuldade que temos de aceitar/receber um elogio:
Generosidade não é oferecer presentes, mas saber recebê-los. Quando alguém nos dá algo que a gente queria muito, sabe o que falamos?
— Não precisava.
Por que mentimos? Isso demonstra uma dificuldade geral para ganhar elogios. Uma incompetência para ser feliz direto, de primeira, sem coitadismo, sempre temos que fazer charme e beiço e fingir que somos desimportantes. Não acreditamos no elogio. Pensamos que é interesse, oportunismo, falsidade, exagero.
Se uma estranha recebe meu elogio, já julga que é cantada.
Se a namorada recebe meu elogio, já julga que quero sexo.
Se o filho me elogia de repente, eu já julgo que é pedido de dinheiro.
Mania de menosprezar o amor simplesmente porque não nos sentimos merecedores do amor.
Por isso, hoje aceite o elogio com sinceridade. E diga apenas: obrigado, obrigado, obrigado!
Me identifiquei.
(Via Carpinejar)

Nenhum comentário: