sexta-feira, 7 de junho de 2013

Um raio cai no mesmo lugar 1,2 milhões de vezes!

Quem disse que não cai? Veja o caso do Lago Maracaibo na Venezuela.


A região testemunha há pelo menos cinco séculos um fenômeno atmosférico que cria uma "tempestade eterna"! O primeiro a registrar (em texto) o fenômeno foi Sir Francis Drake, no século XVI, quando ele empreendeu um forte ataque à colônia espanhola.


Todo ano, são produzidos na localidade cerca de 1,2 milhão de raios, que podem ser avistados a uma distância de mais de 400 quilômetros (por isso, o fenômeno é também chamado de Farol de Maracaibo), entre 140 e 160 noites a cada ano.


As nuvens se formam de maneira vertical praticamente no mesmo ponto, próximo à foz do Rio Catatumbo (e, por isso, o fenômeno é comumente conhecido como Relâmpagos de Catatumbo). As tempestades duram até 10 horas com 280 clarões por hora, criando belos e assustadores espetáculos da natureza.


Outra curiosidade: os clarões normalmente não são acompanhados de nenhum som (ou seja, do trovão), pois as descargas acontecem entre as nuvens, a quilômetros de altura.


E o mais interessante é que não é um fenômeno gratuito - aliás, nada na natureza o é. Esses relâmpagos são os principais geradores de ozônio (senão o único!) que formam a camada protetora do planeta (cerca de 10% do total)! Incrível!


(fotos de Alan Highton via Page not Found e Você realmente sabia?)

Nenhum comentário: