domingo, 28 de julho de 2013

Esse Superman não me representa

"Esqueçam o novo filme do Superman ou qualquer outro que venha por aí". Esta é a primeira frase da minha postagem sobre o primeiro filme do Superman, de 1978 em relação ao retorno de 2006, e continua sendo a minha opinião. Leiam e vocês já terão uma boa ideia do que acho, mas acrescento muita coisa aqui a partir deste enorme erro que cometeram.

Entendo que o objetivo da Warner era preparar o terreno para os novos filmes de super-heróis que culminariam com a Liga da Justiça de Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Aquaman (Vem aí Superman vs. Batman!). Entendo também a necessidade de modernizar mais de 70 anos de história, com várias origens e zeradas de cronologia. Até entendo a necessidade de mais porradaria, já que não houve nem umazinha na tentativa anterior. Mas não... não entendo a mudança na essência do personagem independente do motivo.

Um Superman sem a cueca pra fora das calças já era esperado, uma vez que essa mudança começou nos quadrinhos depois do sucesso dos Batmen no cinema. Mas quase todo o resto ficou ruim. E a culpa não é de Henry Cavill que ficou bem fisicamente e não comprometeu em nada. Vou fazer uma listinha básica, mas contem spoilers, então, sugiro que você veja o filme antes:


  1. Muita coisa sobre Krypton está correta: as questões genéticas, as castas, a relação entre Jor-El e Zod. Mas precisava do momento Avatar com o dragão? Nem da guerra alongada precisava...
  2. E a ideia de kryptonianos já terem visitado a Terra não é nova, mas não é boa. Ficou com jeito de Prometeus e ficou ruim. Ainda mais com o DNA de toda uma raça em um homem só.
  3. Russell Crowe até faz juz a Jor-El, mas ser uma consciência virtual foi uma jogada econômica tipo "o ator é muito caro, vamos fazer ele trabalhar". Marlon Brando virou uma cabeça holográfica muito mais interessante, importante e icônica.
  4. A infância e a adolescência de Clark Kent foram uma boa aquisição à mitologia cinematográfica, retirando o inadequado Pete Ross que nunca foi um valentão e a "insignificante" Lana. Mesmo assim, flashbacks podem ser bem chatos.
  5. Pra mim, o pior é o que fizeram com Johnatan Kent. Sério. Dane-se a atuação do Kevin Costner. Destruíram o personagem! O pai de Clark NUNCA o desencorajou! NUNCA o impediu! NUNCA teve medo de seu próprio filho ou do que o mundo iria dizer! Johnatan Kent sempre soube que seu filho estava destinado a grandeza! Foi seu maior incentivador! Ele apenas sabia que ele precisaria de uma identidade secreta para poder manter o mínimo de uma vida normal. Junto com Martha, ele criou o disfarce do óculos e a roupa. A morte dele nos quadrinhos foi alardeada nos jornais de tão importante que ele era. Ele morreu de infarte, mostrando que o Superman não pode salvar todo mundo e que a morte faz parte da vida, e não em um furacão, impedindo o filho de salvá-lo e de ser quem ele deve ser. NUNCA! Só por isso, esse filme caiu em TODOS os meus conceitos.
  6. Perry WHITE... NEGRO? Essa discussão já está rolando faz tempo, mas eu achei um erro desnecessário. Sem preconceitos, mas tem alguma questão de cota racial, tinha um monte de personagem que poderia ser negro. Não o Perry.
  7. Lois Lane tem sido jogada pra escanteio nos quadrinhos e nos novos filmes. Amy Adams é melhor do que a anterior, mas ainda assim sua personagem não diz ao que veio. No caso desse novo roteiro, ela é uma deslumbrada que se apaixona em segundos e dá uma de aventureira sem mais nem menos. E ainda ganha o direito de saber quem é o Superman desde o início. Perdida.
  8. E o final polêmico fecha o ápice dos erros. O Superman NÃO MATA e ponto final. Não adianta dar motivos ou justificar a construção do personagem em uma possível sequência. ELE NÃO MATA! Superman se preocupa com os inocentes e jamais teria destruído uma cidade inteira! Ruim. Errado. Até o Batman não mata!!!
Tenho certeza que terei muito mais a reclamar desse filme, mas só posso dizer que ele fere profundamente tudo que o Superman representa. Alguém avise ao Christopher Nolan que o Superman não é o sombrio Batman... ele é exatamente o oposto! Mas NÃO MATA!

Tá... isso foi a minha opinião como leitor de quadrinhos. Minha opinião como cinéfilo: mais um blockbuster de super-herói que não diz ao que veio, pois a DC/Warner não sabem capitalizar seus heróis como o Marvel fez com os Vingadores. Portanto, continuo com minha opinião de 1978.

Ah... e pra fechar: numa cena emblemática do filme (que tem no fim do trailer), Lois pergunta pro Superman sobre o S. Ao ver o filme, entendam que, em inglês, a letra S parece ASS, de idiota (ou bunda). Cá pra nós... idiota cai bem.

2 comentários:

Otávio Almeida disse...

Isso! Superman não mata!
E adorei sua observação sobre o "S". Realmente soa como "Ass". Ainda mais quando ela é cortada na hora de dizer "Super...".

O que foi aquilo? "Super Ass"?

Abs!

fichagas disse...

pois é!
fico achando q já estou de saco cheio de filmes de super-heróis tão aquém do esperado... mas como colecionador viciado de hqs, isso soa como heresia!
além de ser um problema sério, pq acho q nunca ficarei satisfeito!
abs