segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Music in Rio - parte 2

A segunda semana do Rock in Rio foi - sem sombra de dúvida - bem mais rock, com direito a clássicos do heavy metal. Lembro que só vou falar dos shows que vi e citar alguns outros pontos.

DIA 4: (not so) HEAVY METAL!
Não sou muito fã, mas tento ouvir. Quando é mais soft fica mais palatável, mas com Metallica fica fácil (Nothing else matters é F-O-D-A!!! E o que dizer de Enter Sandman? Sad but true?)! Os suecos do Ghost BC se dizem satânicos e tem o cantor vestido de Papa Macabro, mas a melodia das músicas é bem light (e não agradou ao público porque pediram Anitta! rsrs). O Alice in Chains fez um bom show grunge com direito a português carioca e galera agitada! Bem legal! E aí veio o Metallica mostrar o que é metal bom! (com direito o solo de guitarra de Star Wars!!! PORRA!). E o dia ainda teve Sepultura, Skid Row (com sucesso dos anos 80!) e Rob Zombie!

Vi uma entrevista do James Hetfield (cantor do Metallica), antes do show. Pô, o cara é 10! Simpático pacas! Deixou bem claro que sua performance no palco é uma coisa e sua vida pessoal é outra! Bacana! Passei a gostar mais da banda.

DIA 5: ROCK COMERCIAL (COM PITADA BOA DE BLUES!)
Era o dia das bandas de pop rock: Barão Vermelho (na figura de Frejat), Matchbox 20, Nickelback e Bon Jovi. Com Frejat, a gente só espera sucessos e o cara fez um show bem bacana com uma voz afinada em blues, Tim Maia, Cazuza e Rita Lee! Matchbox 20 voltou aos palcos com seu rockzinho comercial, mas acho que não precisava de um palco tão grande já que Offspring e Sepultura não tiveram. E não adiantou o cover de Jumpin' Jack Flash dos Rolling Stones. Já a primeira vez do Nickelback na América do Sul foi beeem melhor (tirando as piadinhas ruins e a interação deslumbrada à base de álcool). Um bom aperitivo recheado de hits (Photograph, Far way, Savin' me, Someday e How you remind me) antes do prato principal. Mas... achei o prato meio sem sal. Bon Jovi se sustentou em seus hits que são FODA mesmo: Always, You give love a bad name, Bad medicine e Livin' on a prayer, porque as músicas menos conhecidas não fizeram sucesso e os vocais sofridos. Pelo menos o cantor/ator foi super simpático e performático com direito a selinho em fã e troca de figurino.

Ah... e no palco Sunset teve os portugueses do The Gift com o Afro Lata (com um cover bacana de Índios do Legião Urbana), a insuportavelmente chata da Mallu Magalhães se desorganizando toda com a Banda Ouro Negro, a bela Grace Potter levou o surfista Donavon Frankenreiter pra animar seu showzinho (Free e It don't matter são MUITO boas!) e Ben Harper soltou um blues EXCELENTE ao lado de Charlie Musselwhite!

DIA 6: ROCK TROPICAL
Pra quem ainda não sabe, o evento tem dois palcos principais, o Mundo (grandes shows) e o Sunset (encontros musicais). Esse dia meio que dividiu em Brasil e EUA. O Sunset teve Orquestra Imperial (com o italano maluco Jovanotti), Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Davi Moraes e Roberta Sá, Elba Ramalho, Ivo Meirelles e Fernanda Abreu, e Lenine. No Mundo ainda teve Skank e seu rock ska baseado nos hits infalíveis da galera (e Nando Reis). Os destaques foram: a roupa do italiano maluco, a guitarra sinistra de Pepeu (toca muito! E ainda é o único artista que participou de TODAS as edições do evento no Brasil e algumas fora!), a voz ruim de pato rouco do Moraes em contraste com o vozeirão da bela Roberta, e a celebração a todos os estilos musicais brasileiros com o São João da perdida Elba, a carioquice sem voz da Fernanda e o samba manifestante de Ivo.

As atrações internacionais ficaram com Philip Philips (vencedor de um American Idol), John Mayer e o poderoso chefão Bruce Springsteen. Não vi nenhuma, mas gravei e vou atualizar esta postagem após ver os shows.

DIA 7: (agora sim!) METAL!
Como já falei, não sou muito fã. Resolvi, então, aproveitar meu domingo (deixando de lado Avenged Sevenfold, Helloween, Sepultura com Zé RamalhoKiara Rocks e Slayer) para guardar energias para o show ABSURDO do Iron Maiden! Nenhuma música desconhecida ou nova demais... só CLÁSSICOS! Fear of the dark, The number of the beast, Afraid to shoot strangers, Can I play with madness?... FODA! Não dormi nada, mas valeu a pena! Aproveito a oportunidade e agradeço ao meu amigo Thiago Faria que me apresentou não só a Dama de Ferro, mas outros clássicos do metal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi muito bom esse RIR. Excelente line-up apesar de todas as críticas. Que venha 2015 nesse nível (com o Multishow transmitindo tudo, de preferência com dois canais e sem apresentadores pedantes/ignorantes)!

Me lembro de um show que fui há algum tempo atrás que tinha na mesma noite Jota Quest, O Rappa, Skank e Lulu Santos. Foi um dos melhores shows da minha vida! E aí me pergunto: será que no Brasil não temos espaço para um evento desse porte onde a música brasileira seja a grande atração? Fica a dica.

Nenhum comentário: