sábado, 7 de dezembro de 2013

Começou a Copa do Mundo!

Ontem foi o sorteio dos grupos da Copa do Mundo no Brasil e as especulações tiveram seu início e só vão parar no Dia dos Namorados de 2014, quando a seleção brasileira dará o pontapé inicial em São Paulo. Então, agora é a minha vez de opinar!


Primeiro é preciso explicar duas variáveis importantes que vão mudar resultados por aqui:

  1. DISTÂNCIA: O Brasil é grande, quase um continente. Algumas seleções percorrerão mais 5000 km nas viagens da primeira fase. Isso é bem cansativo. Só aconteceu algo semelhante em 1994 nos EUA.
  2. CLIMA: Não dá pra negar que o clima tropical vai derrubar alguns times europeus. Durante a Copa das Confederações ouvimos reclamações por causa do calor (e chegou a ser desculpa para a derrota da Espanha na final contra o Brasil). Fifa já alterou horário de algumas partidas e liberou a parada técnica. Atentem a isso porque os times americanos e africanos podem surpreender.

Por exemplo, todas as seleções que jogarão em Manaus estão reclamando (e muito!) tanto da distância quanto da temperatura. Dito isso, garanto desde já: a preparação física será a chave para esta Copa. A seleções que chegarem mais cedo e começarem a aclimatação logo terão mais chances de avançar. Nutricionista, fisiologistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física... é a hora de vocês!



É, Brasil... a gente se lascou! O aparentemente tranquilo grupo A do Brasil pode ter algumas pedreiras... principalmente na continuação do campeonato. Mas vamos um por um (pensando no Brasil, é claro):

  1. BRASIL: Acabamos de ganhar a Copa das Confederações em casa, mostrando que queremos esse hexacampeonato de qualquer jeito. A Família Scolari já foi formada (poderão haver alguns ajustes) e um esquema tático já desponta no horizonte.
  2. CROÁCIA: A camisa de piquenique já foi quarto lugar em uma Copa (1998) e só. Não tem tanta tradição, mas esse ano vem com um bom time que pode surpreender. Só que temperatura pode acabar com as pretensões croatas.
  3. MÉXICO: Teve muitas dificuldades para chegar à Copa, com troca de técnico e ciúmes internos. Mas a tradição mexicana não pode ser deixada de lado. Apesar de ser freguês do Brasil em Copas, o México é um dos adversários mais complicados da nossa seleção.
  4. CAMARÕES: Deve vir à passeio. Problemas políticos internos estão atrapalhando o grupo. A estrela Eto'o não se dá com o técnico e já se recusou a jogar. Já ganhamos deles em Copas (na campanha vitoriosa de 94), mas times africanos não podem ser desprezados.
Temos grandes chances de ser o primeiro do grupo. O jogo de abertura contra a Croácia será o jogo-chave, pois sempre fazemos jogo duro com o México. Nossa sorte é que Mandzukic, o craque croata, não jogará porque foi expulso no último jogo das eliminatórias europeias. O outro jogo-chave é Croácia vs. México que deve definir o outro time que irá passar de fase.

Acreditando que o Brasil será o primeiro do grupo, cruzaremos com o grupo B (abaixo) e aí... temos grandes chances de pegar Holanda ou Chile. Se passarmos em segundo... a Espanha será o adversário das oitavas! E o árduo caminho não acaba por aí não: se passarmos, podemos pegar Colômbia, Uruguai, Inglaterra ou Itália! E depois? Alemanha! E no fim? Argentina! Só pedra! Em compensação, se esse for o caminho para o título, ninguém poderá dizer que o fomos favorecidos.

Sinceramente? Ainda não tenho tanta confiança na seleção para acreditar que conseguimos enfrentar essa trajetória pesada. Só durante a Copa acreditarei. Ou não.



Grupo da Morte? Não deixa de ser...

  1. ESPANHA: A Fúria é a campeã do mundo e da Eurocopa. Só craque. Sofreu com o clima tropical, não tem feito muita renovação de elenco e sente falta de um atacante de ofício na Copa das Confederações, mas pratica a fina flor do futebol. A ideia é que passe em primeiro. Será? Até mesmo na campanha vitoriosa, a Espanha sofreu com resultados magros. Veremos.
  2. HOLANDA: A vice-campeã da última Copa abre o grupo contra sua algoz. Apesar de ter se classificado com uma facilidade impressionante e ter craques em seu plantel, a Holanda não tem feito bons jogos enquanto seleção. É sempre um timaço, mas tenho minhas dúvidas...
  3. CHILE: E minhas dúvidas acima são por causa da seleção chilena. Essa pode ser a surpresa do grupo, mas nem tão surpresa assim, porque tem feito jogos muito bons em amistosos. As variáveis já citadas podem fazer a diferença para o Chile, transformando-o em segundo (quem sabe, primeiro?) do grupo. É o adversário que mudará toda a conjuntura do grupo.
  4. AUSTRÁLIA: Por mais incrível que pareça, é a pedra no sapato da Espanha (que já andou perdendo para os cangurus)! Mesmo assim, virá à passeio. É a pior no ranking das 32 seleções.
Atenção: o jogo de abertura pode já eliminar um europeu. Isso porque acredito no Chile.



Um dos dois Grupos Mundiais (eu que chamo assim), com uma seleção de cada continente e estilos de jogo bem diferentes. Isso dificulta (só um pouco) as previsões.

  1. COLÔMBIA: Primeiro dos três cabeças-de-chave surpreendentes (por conta dos novos critérios da Fifa), a Colômbia tem realmente mostrado um futebol interessante. Deve passar para a fase seguinte e com grandes chances de ser a primeira do grupo.
  2. GRÉCIA: Apesar de ter ganho uma Eurocopa na vida, a seleção grega deve vir à passeio. A falta de tradição e o clima devem matar os gregos que, pelo menos, terão iogurte para comer por aqui (piada infame!).
  3. COSTA DO MARFIM: Os elefantes são a segunda força do grupo. Drogba rege um time que já tem alguma experiência em Copas, mesmo nunca tendo passado para a fase seguinte. A chance é agora.
  4. JAPÃO: Os japoneses podem ser a pedra do grupo. Tem evoluído em tática e técnica, mas devem se perder no calor. Será a seleção-chave do grupo, ou seja, a que todos precisam ganhar para ter alguma pretensão.



Agora sim: GRUPO DA MORTE! Três campeões mundiais e um ficará logo na primeira fase!

  1. URUGUAI: Sensação sulamericana dos últimos anos (terceiro lugar na última Copa com o melhor jogador - Forlán - e campeão da última Copa América), não tem feito grandes jogos. Foi pra repescagem nas eliminatórias, onde ganhou a primeira partida da Jordânia de 5 a 0, mas depois empatou sem gols em casa! Tem que tomar cuidado. Muito cuidado.
  2. COSTA RICA: O que falar? Eu nem viria. Perdia todas de WO porque ia ficar mais barato e menos humilhante. Muita gente fala que o calor vai danificar tanto as seleções europeias que até a Costa Rica pode tirar pontos de um dos grandes. Olha... pode ser, hein! A Costa Rica foi a segunda classificada nas eliminatórias da Concacaf com um futebol veloz.
  3. INGLATERRA: Sempre desacreditada, os ingleses chegam ainda mais em baixa. Reclamando das variáveis já citadas, a Inglaterra parece ter começado o chororô para suas derrotas 6 meses antes de começar o Copa! Nem as famosas casas de apostas acreditam. Mas eu não sei não... não descartaria assim tão rápido.
  4. ITÁLIA: A Azzurra vem pra tentar o título. O time é bom e não teme os adversários. A segunda fase deve estar garantida, só precisa saber em qual colocação.

Inglaterra e Itália se enfrentam em Manaus na abertura do grupo num jogo de vida ou morte. Depois, o Uruguai se torna o adversário-chave para ambas seleções europeias. Acredito que será um dos melhores grupos de se assistir.



Grupinho esquisito...

  1. SUÍÇA: Segundo dos três cabeças-de-chave surpreendentes (por conta dos novos critérios da Fifa), o ferrolho suíço enfrentará dificuldades. Venceu o Brasil em um amistoso por 1 a 0, chegando até com certo favoritismo.
  2. EQUADOR: Olha... acredito mais no Equador do que na Suíça por conta do clima.
  3. FRANÇA: É a favorita do grupo. Tem jogadores excelentes (Ribery principalmente), mas não tem feito boas interpretações internacionais. Foi pra repescagem nas eliminatórias europeias e tomou um susto no primeiro jogo ao perder por 2 a 0 da Ucrânia.
  4. HONDURAS: Vem à passeio. E só.
Seria fácil apostar nos europeus, mas é difícil falar desse grupo, por conta de um futebol bem mediano praticado pelas seleções e das duas variáveis. A princípio, o jogo-chave deve ser Suíça vs. Equador, pois definirá quem passa para a fase seguinte. Um empate nesse jogo transformará a França no grande adversário que já é (ou não?).



Êêê mamão com açúcar, hein, Argentina? Mamar na vaca você não quer, né? O outro Grupo Mundial é molezinha.

  1. ARGENTINA: Saibam que nem só de Messi vive a seleção argentina, que tem Agüero, Higuaín e Di Maria, entre outros. Só que esse caminho fácil na primeira fase pode atrapalhar a concentração para a fase seguinte. Se mantiverem o ritmo, é franca favorita para chegar na final (mesmo tendo um possível encontro com Portugal no caminho... aliás... já imaginaram? Messi vs. Cristiano Ronaldo? CARAJO!).
  2. BÓSNIA: O que dizer da estreante Bósnia? Já chegou na Copa. Tá bom, né?
  3. IRÃ: Pouco tenho a falar da seleção iraniana. Deve fazer um jogo duro com os bósnios, pra ver qual dos dois ganha pelo menos uma no grupo.
  4. NIGÉRIA: A força nigeriana passou a ser respeitada na Copa de 94. Depois ganhou a Olimpíada de 1996 em cima do Brasil e se destacou no cenário internacional. Teve alguma dificuldade na Copa Africana de Nações, mas chega como a segunda seleção favorita do grupo. Já teve a Argentina pela frente em outras Copas e não temeu.



Pra mim, o outro Grupo da Morte desta Copa!

  1. ALEMANHA: O futebol mais bonito da última copa, vem se mantendo com renovações de qualidade. Pra mim, é a grande seleção a ser batida.
  2. PORTUGAL: Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo no momento, mas vem com uma seleção cheia de pequenas falhas que podem ser decisivas.
  3. GANA: Nas últimas copas, a seleção de Gana foi responsável pelos melhores jogos: contra a Suécia em 2002 com gol de ouro, e contra o Uruguai em 2010. Em 2006 perderam para o Brasil nas oitavas. Acredito que é o adversário-chave do grupo.
  4. EUA: Deve vir à passeio, mas não duvidem dos perseverantes americanos.
O jogaço de abertura entre Alemanha e Portugal deve desenhar o grupo. Gana e EUA na primeira rodada também será bem definidor. Em seguida, repito: Gana é o adversário-chave para os europeus, junto com o calor. Acreditando que os alemães já tem vaga na fase seguinte, Portugal e Gana farão o jogo mais importante do grupo.



Outro grupinho esquisito... quase impossível de prever.

  1. BÉLGICA: Sensação europeia do momento, os belgas são o último dos três cabeças-de-chave surpreendentes (por conta dos novos critérios da Fifa).
  2. ARGÉLIA: Já conhece os caminhos de uma copa e vai fazer de tudo para chegar à fase seguinte.
  3. RÚSSIA: Talvez a força mais conhecida do grupo.
  4. CORÉIA: Em 2002, Copa em suas terras, chegou ao impressionante 4º lugar e à primeira seleção asiática a conseguir isso. Tem mostrado presença nessas competições.
Seria fácil apostar nos europeus, mas, por causa do calor, daria para dizer que a Argélia sai na frente. E não se pode esquecer da insistência coreana. Sinceramente, não consigo prever absolutamente nada neste grupo. Conheço muito pouco dessas seleções.


Bom... é isso. Essas são minhas primeiras impressões de uma Copa que tem tudo para ser muito interessante. As primeiras rodadas de uma Copa normalmente são fracas, com seleções temerosas e estudiosas. Porém... você percebeu que teremos clássicos europeus logo de cara? Espanha e Holanda, a última final! Inglaterra e Itália! Alemanha e Portugal! SHOW!

Nenhum comentário: