quarta-feira, 5 de março de 2014

Arte popular brasileira nem tão perto de você

Acredita-se que o Museu Casa do Pontal seja o mais significativo museu de arte popular do país com uma exposição permanente que apresenta mais de 5 mil obras de 200 artistas oriundos de todos os estados do Brasil. O acervo - tombado desde 1991 - está todo classificado e separado por assuntos num circuito longo porém interessante.


Aproveitei o Carnaval para conhecer o belo espaço e o tal incrível acervo. Destaco as engenhocas de Adalton (não deixe de apertar todos os botões, principalmente o da Sapucaí no fim), a delicadeza de Noemisa, o "Ciclo da vida" de Antônio Oliveira, as famosas garrafinhas de areia colorida e - como não podia deixar de ser - as obras de Mestre Vitalino por sua estética inconfundível que padronizou todos os outros artistas populares.


Mas é uma pena que o museu fique tão escondido nas longínquas estradas do Recreio dos Bandeirantes. Até porque fui muito bem recebido pelos funcionários do lugar e ainda curti demais a exposição temporária Criaturas Imaginárias, promovendo o encontro dos monstros de cerâmica do poeta Manoel Galdino com os artistas contemporâneos Angelo Venosa, Cristina Salgado, Eliane Duarte e Zé Carlos Garcia.


Essa fica até 30 de março, mas o espaço deveria ser mais frequentado / divulgado. Sua distância é realmente um infortúnio.
(Imagens retiradas do site do museu)

Um comentário:

Wallace disse...

Mapa da mina:
http://www.museucasadopontal.com.br/
Estrada do Pontal, 3295
Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro RJ 2785-580
(55 21) 2490-2429
faleconosco@museucasadopontal.com.br