terça-feira, 17 de junho de 2014

Com a sorte na reserva


Infelizmente por questões de translado, não consegui ver esse jogo, mas de tudo que vi posso dizer o seguinte: o banco de reservas tem decidido os jogos dessa Copa. E com isso repito a pergunta que fiz no jogo de Costa do Marfim contra o Japão: por que os craques estão no banco? O que está acontecendo com essas escalações? Felaini é um dos grandes nomes desse nova seleção belga e ele é reserva? Foi só ele entrar que a Bélgica fez dois gols e virou o jogo! Bom... parece que o jogo foi interessante com a Argélia indo pra frente sem medo e a Bélgica tentando encaixar o seu jogo. O placar foi aberto com um pênalti (mais um...) e os jogadores foram se extenuando ao longo da partida. Confesso que se s argelinos tivesse ganho ou até mesmo empatado, eu teria ficado espantado, mas pelo menos mostraram que não vieram pra assistir.


Parece que em toda a Copa também teremos uma falha braba de um goleiro... Quiseram os deuses do futebol que fosse do goleiro russo Akinfeev, que resolveu ir de mão mole num chute do coreano. Sorte dele que a Rússia tem um a seleção que briga e – novamente com um reserva – chegou ao empate. Confesso que não esperava uma Coréia tão insinuante e isso deve transformar esse grupo.


A próxima rodada desse grupo é mortal: todos querem a vitória. A Bélgica é obviamente a mais confortável, mas não pode bobear pra chegar na última rodada com tranquilidade. Só que vai jogar contra a Rússia que precisa da vitória e quer mostrar quem tem futebol pra ser a próxima sede da Copa do Mundo. Será um jogão. Já Coréia e Argélia tendia a ser um jogo menor, mas as duas seleções apresentaram um futebol interessante e podem fazer uma boa partida, pois, afinal, quem perder irá se despedir do Mundial.


Então... esse empate com o México deveria ser esperado. Por mais freguês que seja, a seleção mexicana SEMPRE faz jogos difíceis com o Brasil. Claro que não era o desejado, mas tínhamos que prever isso. Não nos complicamos, mas botamos pimenta no grupo, porque agora precisamos vencer Camarões de qualquer jeito, independente dos resultados. Mas vamos ao jogo... foi bom? Não, mas não foi tão ruim quanto parece. Nós temos a mania de vermos só o nosso time e esquecemos que do outro lado tem outro time também. E o México fez um excelente jogo, algo que não fazia já tem tempo. A marcação e a recomposição defesa/ataque da seleção mexicana estavam muito boas ao ponto de expor mais falhas da seleção brasileira.
  • GOL = Toda a insegurança do primeiro jogo deve ter sido nervosismo porque dessa vez Jlio César parecia mais focado. Mesmo assim, os mexicanos resolveram arriscar chutes de fora da área sabendo que a fase não é boa. Júlio fez pose pra todas as fotos, porque (quase) nenhum foi na direção do gol... no máximo na trave. Chegou a rebater uma bola pra dentro da área meio assustadora e, por isso, acho que ainda precisa melhorar.
  • ZAGA = Pra mim, Thiago Silva e David Luiz estavam desprotegidos e sofreram no jogo. Mesmo assim, ainda acredito nos dois. Temo um pouco pelas subidas a la Lucio do David, mas o Thiagome passa muita segurança.
  • LATERAIS = Na defesa, não são bons e ponto. São bem melhores no apoio ao ataque, mas estiveram sem ação por causa da marcação mexicana. O esquema tático tem ser pensado a partir disso. Às vezes acho que, por jogarem em timaços internacionais acostumados com títulos e vitórias, Daniel Alves e Marcelo não sabem lidar com adversidades no meio do jogo. Marcelo tentou dar uma de Fred e cavar um pênalti... se o juiz desse, ia ser um blá-blá-blá de roubo... e isso porque ele tinha como seguir o lance. Moleque.
  • MEIAS = Aqui tivemos o maior problema do jogo. Tirando Luiz Gustavo (que continua regular, porém consistente nos desarmes), Paulinho, Oscar e Ramires não fizeram uma boa partida. Paulinho, aliás, está contundido faz tempo e precisa dar a vaga pra outro em melhores condições, com melhor capacidade de contenção e ligação ao ataque (Hernanes?). Isso inclusive daria tempo de recuperação a ele. Oscar ainda é uma incógnita... é capaz de fazer o que fez no primeiro jogo, mas costuma ficar apagado como nessa partida. Se estiver bem marcado, desaparece. William não teve tempo de jogar pra mostrar que pode sim tirar o lugar de Oscar por ser mais constante. Ramires entrou no lugar de Hulk para dar mais proteção ao meio, mas (palavras do Felipão) sua impetuosidade atrapalhou. Afobado – fez uma falta não dada no terceiro gol do Brasil contra a Croácia – entrou pra ganhar cartão amarelo e sair no intervalo. Acho que só volta se o Hulk precisar... aliás, acho que a ausência do Hulk mostrou a sua importância para o esquema tático do Felipão: ele não tem substituto. Ramires saiu para dar o lugar ao Bernard... que eu começo a questionar a convocação. Esse papo de "alegria nas pernas" já encheu e ele é só correria, tipo jogador de segundo tempo pra pegar o adversário cansado. Sinto falta do Lucas. Neymar não teve espaço pra jogar, mas tentou tudo que pode. Até porque percebeu que estava jogando sozinho do meio pra frente. Depender de um jogador é uma merda, não é Portugal?
  • ATAQUE = Tem? Aonde? O ingresso mais caro dessa Copa foi pago pelo Fred que vê a partida de dentro do campo. Você pode falar que a bola não estava chegando e coisa e tal... só que ele não matou uma bola certo e não deu um passe correto! Jô entrou e nada acrescentou. Pra quem teve Romário e Ronaldo, só chorando. Isso sem falar de Leônidas, Zizinho, Didi, Pelé, Garrincha, Vavá, Coutinho, Jairzinho, Tostão, Rivelino, Roberto Dinamite, Careca, Müller, Bebeto etc etc etc.
Termino falando do sortudo goleiro Ochoa. Reveja o jogo. Tirando a cabeçada do Neymar no canto que ele foi buscar, todos os lances foram em cima dele. Aí você vai dizer "mas foi à queima roupa": se foi em cima, a bola bateu e pronto! Ele é um bom goleiro e só ganhou o melhor em campo porque o Brasil não afiou a pontaria. Que venha Camarões! Esses sim são fregueses e estão em crise! Momento de deitar e rolar!

Nenhum comentário: