segunda-feira, 23 de junho de 2014

Próxima!

Fica difícil de ver dois jogos ao mesmo tempo, mas quem tem internet pode ver (com delay) alguns lances que definirão as oitavas de final.


Holanda e Chile fizeram um excelente jogo, com muitas oportunidades, aberto e veloz para decidir quem seria o primeiro do grupo e - possivelmente - fugir das oitavas com o Brasil. É interessante que todos ficam esperando a Holanda arrasadora que detonou a crise espanhola, mas ela não aparece. Aquele jogo foi atípico, uma vingança pela última Copa. Mesmo assim, percebe-se um time organizado e preparado tanto para as vitórias como para uma possível adversidade no jogo. Embalado pelos últimos jogos, a boa seleção chilena veio sem temer a Laranja e não se deixou abalar nem quando tomou um gol. Acontece que a tática de partir com tudo pode ser fatal se o adversário possui um contra-ataque fulminante com um dos craques dessa Copa (Robben). Independente do placar, as duas seleções passaram e mostraram futebol pra permanecer durante algum tempo na competição.


Espanha e Austrália fizeram um jogo de despedida que vale inúmeras ressalvas. Sobre a seleção australiana, é preciso falar que fizeram uma boa campanha, com jogos disputados e sem ter medo dos grandes adversários que enfrentaram. Vieram para o último jogo querendo pontos. Sobre a seleção espanhola, começo a achar que a culpa é todo do técnico Vicente del Bosque. A vitória por 3 a 0 não sinalizou um futebol tão melhor porque o adversário era mais fraco, mas pela primeira vez ele colocou um esquema tático mais ofensivo com dois atacantes. Fora isso, vamos lá: Diego Costa era pra ser convocado mesmo? E o Negredo? Por que o Villa não entrou antes, quando até o Torres vinha primeiro? Por que o Mata só entrou no segundo tempo? Por que o Fábregas só entrou aos 22 minutos do segundo tempo do último jogo? Cadê o Xavi? Tem alguma coisa errada. Algo que a gente não sabe e que decretou a desclassificação da Espanha bem antes dessa Copa começar.


México e Croácia fizeram outra grande partida dessa Copa, porque só a vitória interessava. Claro que um empate, colocava os mexicanos nas oitavas, mas os croatas vieram com tudo. Mesmo indo e voltando, preferi ver esse jogo ao do Brasil. Teve mais oportunidades, possibilidades, lances incríveis. De um primeiro tempo estudado, para um segundo tempo com o México arrasador. O primeiro gol fez a Croácia se abrir e partir pra cima com bons lances, mas o contra-ataque do México acabou com o piquenique... O gol de honra croata animou o jogo, mas uma expulsão determinou a supremacia mexicana.


Brasil e Camarões fizeram um jogo recheado de gols, mas bem fraco e previsível. Camarões foi a seleção mais desinteressada por essa Copa, com questões internas que não ficaram resolvidas e acabaram entrando com um time reserva. O Brasil veio pressionado por atuações modestas e um discurso de "Copa comprada" somado à acusações de que ia jogar para escolher adversário. Portanto, o resultado não diz muito, mas o jogo fala muito sobre a seleção.
  • GOL: Júlio praticamente não participou do jogo. Nem quando tomou gol.
  • ZAGA: Começo a achar que as atuações do Thiago Silva são prejudicadas por David Luiz. As subidas descabidas e faltas desmedidas do cabeludo deixam o zagueiro perdido. Tomamos um gol por falha de David, mas acho que isso pode ser por causa de uma desproteção que temos no meio de campo.
  • LATERAIS: Achei bem melhores na postura tática, tanto na defesa como no ataque.
  • MEIO DE CAMPO: Mesmo sendo muito bom, Luiz Gustavo é a única proteção da defesa e isso cria alguns problemas. Paulinho não está em sua melhor forma para recompor o meio de campo e, numa competição curta como a Copa, precisa dar sua vaga de vez para Fernandinho, que entrou, arrumou o meio e ainda fez gol. Hulk voltou ao jogo pra cumprir sua função tática, mas sempre parece que falta algo pra bombar na seleção. Seu substituto é, definitivamente, Ramires, mesmo que eles sejam jogadores completamente diferentes. O jogo muda com a presença de um de outro. Oscar jogou bem aquela primeira partida, mas voltou a viver de lampejos de bom futebol. Pelo menos foi melhor do que contra o México.
  • ATAQUE: Esse era um jogo para o Neymar. Com o time adversário batido antes de entrar, ele sabia que precisava aliviar a pressão com seus dribles e jogadas incríveis, chamando as faltas violentas e a torcida a seu favor. Podia ter feito mais, mas é craque. E FINALMENTE Fred fez um gol! Depois de um primeiro tempo onde quase comeu grama, conseguiu uma bolinha pra empurrar pra dentro e "chamar de seu". Ô dificuldade!

E as primeiras oitavas foram definidas: Holanda X México e Brasil X Chile. Olha... vou ser bem sincero... por mais fregueses que os chilenos sejam, o futebol que eles tem apresentado me deixa apreensivo. Ficamos com o favoritismo, mas não podemos nos descuidar porque a marcação será cerrada e os contra-ataques mortais... Isso se eles não sufocarem a gente! Acho até que preferia a Holanda para que os brasileiros viessem com aquela vontade de vingar a última Copa (assim como os holandeses com a Espanha). Vai ser uma disputa de torcidas impressionante! Só que os holandeses vão pegar uma pedreira também, porque os mexicanos estão aqui pra levar o título com um futebol muito bom (e uma torcida incrível!). Vai ser briga de contra-ataques, Ochoa X Robben e Van Persie! A Holanda entra como favorita por seu histórico, mas não descarto uma vitória do México, não.

Nenhum comentário: