quarta-feira, 18 de junho de 2014

Fim de uma era e o provável início de outra

Se algum bolão não foi detonado pela Costa Rica, deve ter sido hoje pela Espanha...


Bom... O jogo que fechou a segunda rodada do grupo A começou bem. Aberto e vertical, com as duas seleções partindo para o ataque porque o único resultado possível era a vitória que daria possibilidades de continuar na competição. Sim, a Croácia estava melhor e já merecia estar na frente quando o idiota do Song – jogador do Barcelona! – resolveu dar uma cotovelada em Mandzukic e foi expulso. Aí o esquema de Camarões se perdeu em um futebol desconexo e os croatas aproveitaram os espaços pra fazer seus gols. Não pensem que os camaroneses entregaram o jogo, não. Aproveitaram que estavam fazendo piquenique na área deles (piada infame!) pra tentar o contra-ataque. Não adiantou: Camarões está fora da Copa e corre o risco de sair na lanterna e sem fazer gols. E fica a pergunta: será que o Brasil ganharia da Croácia se Mandzukic estivesse em campo? Sei não...


Esse resultado foi maravilhoso para o Brasil. Claro que Camarões vai querer jogar pra mostrar que não é tão ruim quanto parece, mas o fato de já estar desclassificado faz com que o Brasil seja franco favorito ao primeiro lugar do grupo. Porém, precisa ganhar (ou empatar) se não quiser torcer por combinação de resultados. O outro jogo vai ser uma batalha: México e Croácia disputam uma vaga nas oitavas. Os mexicanos só dependem de um empate, mas querem o primeiro lugar do grupo. Para os croatas só serve a vitória. Pena que os jogos da última rodada são ao mesmo tempo, porque esse deve ser bem mais interessante do que o jogo do Brasil.


Alguém esperava um jogão entre Holanda e Austrália com os cangurus partindo pra cima e virando o jogo? Ficamos esperando um passeio laranja depois do massacre humilhante sobre a Espanha, mas os australianos vieram pra fazer ponto e ficaram o jogo inteiro pressionando. O placar de 3 a 2 a favor dos holandeses nem diz o que foi o jogo. Talvez um empate com muitos gols fosse mais justo. Aliás... foi cada golaço! Cada bomba! Espanha que se cuide porque a Austrália vai querer fazer três pontos no último jogo mesmo que já esteja desclassificada.


A ineficiência do esquema espanhol está surpreendendo a todos. Oitocentos passes laterais que dão maior posse de bola não se traduzem em objetividade e gols. Casillas vai ser o capitão do avião que levará a Espanha de volta pra casa. Vicente del Bosque será o copiloto porque deixou Fábregas e Xavi no banco. Iniesta e Xabi Alonso são os comissários que não fizeram nada contra um Chile que instalou um sufoco que só quem joga uma Libertadores da América sabe como é. Pressão, catimba, marcação cerrada, cera e um futebol de oportunismo a partir das falhas do adversário. O Maracanazo agora é da Espanha. By the way: essa seleção espanhola também não passaria da fase de grupos se jogasse a Libertadores. Um adendo: Diego Costa deve estar se rasgando por não ter aceitado vir pra seleção brasileira no lugar do Fred ao invés dessa porcaria espanhola.


Agora a última rodada fica pra decidir quem será o primeiro do grupo: Holanda ou Chile. Como um empate já é o suficiente para os dois, esse jogo vai depender muito do resultado da última rodada do grupo A, pois eles vão poder escolher quem pegar: Brasil, México ou Croácia. Já os desclassificados Espanha e Austrália vão fazer o jogo dos desesperados por qualquer pontinho! Do jeito que ambos jogaram, é bom os espanhóis tomarem muito cuidado, porque vai ter canguru pulando pra tudo quanto é lado!

Eu que comecei essa Copa apostando na força europeia, tenho visto times americanos bem mais dinâmicos, táticos e com vontade de vencer. Assim como os africanos que andam decepcionando e os asiáticos que tem evoluído. Acho que poderemos ter mais surpresas pelo caminho.

Nenhum comentário: