sábado, 21 de junho de 2014

Injustiças sufocantes


Ao mesmo tempo que o futebol pode nos dar dias de superação como o de ontem, ele também pode mostrar injustiças. Inacreditavelmente, a seleção iraniana foi melhor com a bola nos pés, mesmo que os argentinos ficassem com 80% da posse de bola. As melhores situação de gol foram do Irã, que parou na mão de Romero, goleiro argentino. Agora vamos lá: um time com Agüero, Higuain e Di Maria (trio que não jogou nada!) não podia ficar 90 minutos de jogo sem fazer gols. Se considerarmos que a Argentina só ganhou da Bósnia porque fizeram gol contra pra eles, eles não são tão maravilhosos assim. Como sempre, sua defesa deixa a desejar e seus laterias são bem fracos. Mas quem tem Messi – que é capaz de tirar um coelho da cartola nos acréscimos do jogo – pode esperar tudo, até ser campeã.


Poderia até dizer que esse jogo também foi uma injustiça. Ok... Nigéria é mais time e até merecia levar o resultado positivo, mas foi a Bósnia que teve os lances mais interessantes e até mesmo um gol erradamente anulado. O jogo começou bem, ficou morno e terminou animado. Os nigerianos não tem mostrado um futebol tão bom quanto antes e isso me deixa bem surpreso, enquanto os bósnios realmene fizera de tudo que podiam dentro de suas limitações. O bom atacante Dzeko bem que tentou, mas o goleiro Eneyama manteve a regularidade de boas atuações e salvou a Nigéria.


E com esses resultados, a Argentina garantiu sua classificação, enquanto a Bósnia já foi despachada em sua primeira Copa do Mundo. No entanto, a última rodada não ser a morna, não. Os argentinos não tem apresentado um bom futebol e terão que enfrentar a Nigéria que, além de querer a primeira colocação do grupo, não pode perder ou poderá ficar nas mãos dos números. Isso porque o Irã vai partir pra cima da Bósnia pra vencer com um placar largo e fazer os mesmo 4 pontos da Nigéria. Claro que se Argentina e Nigéria empatarem, os dois passam de mãos dadas. O jogo Irã e Bósnia é um dos menos procurados, mas acho que será bacana, pois ambas as seleções vão procurar fechar da melhor maneira possível sua participação nessa copa.


Eu venho falando há anos que Gana é a melhor seleção africana e tem oferecido as melhores partidas das últimas Copas. E não foi diferente ao enfrentar a toda-poderosa Alemanha. Em nenhum momento, os ganeses esmoreceram e pressionaram os alemães num jogo aberto de ótima qualidade. Claro que a Alemanha sempre foi melhor no quesito qualidade seja de toque ou de tática, mas os gols africanos saíram de erros alemães. Gana chegou a virar o jogo e estar na frente do placar. Se não fosse o pezinho safado-milagroso-estrelado de Klose (em seu primeiro toque na bola!), a Alemanha poderia estar com um revés nas mãos. Vamos aguardar a partida de amanhã entre Portugal e EUA, porque esse grupo ainda vai dar o que falar. Jogaço! Talvez o melhor até agora.

Nenhum comentário: