sexta-feira, 4 de julho de 2014

Avançam os melhores?

Um clássico europeu e um sulamericano nas quartas...


Mais um bom jogo nessa Copa. A Alemanha tem uma tática avançada de jogo,  ponto do seu goleiraço quase ficar como líbero. É pressão o tempo inteiro e posse de bola com um domínio total de jogo nos pés de um elenco excelente. Mesmo assim, a França encontrou espaços e conseguiu ser bem mais perigosa do que os alemães no primeiro tempo. Só que perigo de gol não é gol e nisso a Alemanha é mais efetiva. Tendo que sair para o ataque, os franceses tornaram o jogo ainda melhor e mais aberto. O fantasma francês saiu, mas pelo menos conseguiu se recuperar o vexame da última Copa (quando saiu na primeira fase) e das eliminatórias (quando foi para a repescagem e quase perdeu pra Ucrânia). Os alemães continuam felizes no Brasil com um futebol dinâmico e maduro.


Achei que seríamos atropelados. A Colômbia tremeu. Apenas alguns lampejos daquele ótimo futebol que vimos até aqui. Foram prejudicados pela forte marcação do Brasil e pelo estilo de jogo fechado/truncado/violento que resolveram fazer. Parabéns, Colômbia! E vamos deixar claro logo: a seleção brasileira NÃO jogou bem.

  • GOLEIRO: Júlio César quase não foi acionado. Saiu para fazer o pênalti por um erro de marcação. Não teve culpa. Acho que ele recuperou a credibilidade da torcida.
  • ZAGA: Eu poderia dizer que foi impecável por causa dos gols, afinal, Thiago Silva e David Luiz são nossos verdadeiros atacantes. O único pecado do Thiago foi o cartão bobo. O de David foi achar que é craque e subir demais no jogo. Mas ambos são absolvidos: Thiago se entregou, deu tudo de si e até demais; David saiu da defesa e deixou buracos porque ninguém estava organizando o time no meio.
  • LATERAIS: Precisaram ficar mais na defesa porque os pontas colombianos eram excelentes. Talvez por isso Felipão tenha optado por Maicon ao invés de Daniel Alves. Não comprometeram, mas também não ajudaram no ataque.
  • MEIO: Aqui reside nosso grande problema. Fernandinho (que anulou muito bem o James Rodriguez) e Paulinho são mais de marcação do que de criação. Oscar só jogou o primeiro jogo da Copa. Hulk parece meio pesadão. Neymar sumiu e não foi só por causa das pancadas, porque se enrolou bastante com a bola hoje. Aí você olha para o banco e coloca quem? Ramires e Hernanes entraram para dar velocidade e toque de bola no meio de campo, mas não acrescentaram em absolutamente nada!
  • ATAQUE: Gente... você pode até dizer que o meio de campo está ruim e a bola não chega no Fred, mas ele não faz PORRA NENHUMA NO CAMPO! Um comentarista falou que a função do Fred é recompor a defesa na hora de escanteios... PORRA! Então ele é melhor de zagueiro do que de atacante??? E são os nossos zagueiros que fazem gol??? Diego Costa, Hernane Brocador, Pato, Borges, Sheik, Luis Fabiano... Se eu fosse o Jô, eu me sentiria um merda de nem ser cogitado pra substituir esse jogadorzinho medíocre! Ele pode fazer o gol do título que vou continuar achando ele péssimo!
  • TÉCNICO: Pela primeira vez vou citar diretamente o Felipão aqui, porque estou começando a achar que ele está perdendo um pouco a mão. Até o último jogo, estava gostando das respostas nas entrevistas e do comando, mas hoje não entendi. Fred e Oscar continuaram em campo por quê? Por pior que o Hulk estivesse, ele chutou 3 bolas a gol, o que significa 300% a mais do que o Fred. Depois da contusão do Neymar, ele colocou um zagueiro para fechar ainda mais o time que estava sendo pressionado? Queria perder, Felipão? Considerando o time de 1994 comandado por Parreira, creio que temos um dedo dele aí.

Bom... agora é Brasil e Alemanha. Se querer agourar nem nada (afinal eu achava que perderíamos da Colômbia)... mas é impossível esse futebolzinho vencer o elenco alemão. O técnico Low olha para o banco e consegue ver inúmeras opções durante o jogo. Felipão ficará sem Thiago Silva e sem Neymar. Ok... Dante é um excelente zagueiro, mas quem substitui Neymar? Mesmo ruim ele é melhor do que o banco inteiro do Brasil. E agora? Acho que chegamos até onde podemos: a uma semifinal e depois a disputa de terceiro lugar. Não somos o melhor futebol do mundo há muito tempo.

Nenhum comentário: