sábado, 5 de julho de 2014

Correndo atrás da emoção


Talvez tenha sido o jogo mais aberto que a Argentina teve até agora e, por isso, fez um primeiro tempo muito bom com direito do gol. Já a Bélgica, que vinha se arrastando em jogos medíocres, pegou um adversário à altura que não ia aceitar a pressão de 30 chutes a gol (como foi com os EUA) e iria se aproveitar das falhas evidentes. Mesmo assim, o segundo tempo teve uma Bélgica em busca do gol de qualquer jeito, abrindo ainda mais espaços, porém perdida com as modificações erradas do seu técnico ex-jogador/ex-senador. Os argentinos ou cansaram ou seguraram o resultado. Seja qual for a razão é preocupante para a continuação do campeonato.


O que falar desse jogo? Que a Holanda jogou mal só porque o adversário era Costa Rica? Não é bem assim. Achei que ia ser um trator laranja. Foi um jogo bonito? Também não, mas a proposta dos costarriquenhos era a aplicação tática na defesa (cabeceada pelo excelente goleiro Navas), esperando um contra-ataque matador. Os holandeses tentaram de tudo e mostraram (no geral) um condicionamento físico incrível para aguentar uma prorrogação na pressão do ataque. A Costa Rica alcançou o seu máximo: chegou às quartas-de-final contra uma potência europeia e só saiu nos pênaltis. Perfeito pra ela e ótimo pra história do futebol do país. E digo mais: a seleção brasileira tem os melhores zagueiros do mundo? Pode ser, mas quero ver segurar uma Holanda por 120 minutos sem tomar gol. E com bolas na trave no últimos lances da prorrogação!

Fecharam-se as quartas: além de Brasil X Alemanha, teremos Holanda X Argentina... Robben X Messi. A seleção holandesa é mais compacta e regular em seu conjunto, tendo feito bons jogos durante toda a competição. Mesmo quando não jogou bem, foi presente e ativa. A seleção albiceleste possui um ataque excelente e todo o repertório de Messi, mas o futebol da equipe como um todo tem sido problemático. Contra a Bélgica, os argentinos melhoraram bastante a parte defensiva, mas não sei se conseguem se proteger de Robben, Van Persie e cia. Meu voto é holandês, mas é um jogo em aberto.

Nenhum comentário: