sábado, 12 de julho de 2014

No lugar certo


Foram 10 gols em 2 jogos. Uma regularidade impressionante, mas não de forma positiva: o Brasil mostrou o mesmo esquema tático ruim trocando jogadores. A quantidade de faltas que fizemos e o novo "apagão" no início do jogo só mostraram que o erro não foi um acidente da semifinal. O juiz era péssimo e ainda contribuiu para ficarmos mal. A melhora no segundo tempo não significou muita coisa.

  • GOL: Júlio César perdeu toda sua segurança na semifinal. Novamente não teve culpa nos gols, mas sua credibilidade foi pro espaço junto com sua confiança no(do) time.
  • DEFESA: Nossos melhores jogadores esqueceram o futebol em casa. Thiago Silva fez uma falta boba (que deram pênalti) porque não houve cobertura. Depois tentou comandar um time perdido. E David Luiz de "herói do povo" poderia sair como "trem desgovernado", porque cismou que era o único que poderia fazer alguma coisa com arrancadas inúteis e lançamentos no vazio.
  • LATERAIS: Nesse jogo ficou claro que o problema não é só do meio de campo, não. Nossas laterais estão muito mal servidas. Temos jogadores que ficam do meio de campo pra frente e esquecem a defesa, desguarnecendo a zaga e deixando avenidas. Não entendi a escalação do Maxwell. Era só pra jogar e queimar o cara?
  • MEIO DE CAMPO: Oscar resolveu jogar logo hoje, mesmo assim, 10% a mais. William estava perdido e acabou deixando Ramires (pouco) sobressair. E Paulinho entrou novamente abaixo das expectativas e sobrecarregou o Luiz Gustavo. Mas alguém pode me explicar as substituições? A saída do Paulinho para entrada do Hernanes, eu até entendi. Mas tirar o Luiz Gustavo para a entrada do Fernandinho... por quê? Fernandinho mostrou incompetência no último jogo e só entrou pra bater nesse! E pra quê tirar o Ramires e colocar o Hulk? Eles são muito diferentes, não são substitutos! Meio de campo improdutivo e sem criatividade que obriga os zagueiros a saírem.
  • ATAQUE: Hoje o Fred se deu bem. Eu sei que ele não jogou, mas ficou provado que o esquema tático não ajuda ninguém. É fato que o Jô tocou mais na bola do que ele em 45 minutos, mas, sem um atacante de referência que coloque medo na zaga adversária, não dá. E fica a pergunta: por quê os dois não foram escalados juntos nesse jogo? Já que não se tinha nada a perder...
  • TÉCNICO: Felipão perdeu seus méritos todos hoje. Escalou mal, substitui mal, provou que não tem esquema tático e – PIOR! – ainda deixou os jogadores reservas darem mais pitacos do que ele! Até acho que o trabalho tem que ser longo e ele só teve 1 ano e meio pra treinar esse grupo, mas não sei se tivesse mais 2 anos se teria feito tanta diferença. Mesmo assim, fico na dúvida se um outro técnico conseguiria tirar muito mais desses jogadores que ganham milhões, mas esqueceram como se dá um passe.
É isso, Brasil. Que fique bem claro: a quarta posição é o melhor lugar que poderíamos conseguir haja vista que grandes seleções ficaram pelo caminho. E outra: só o Brasil é pentacampeão, independente do vexame.

Nenhum comentário: