sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Um conselho de classe

Capa do livro com os texto original da peça.
Seja por exemplo de família, oportunidade ou convicção, a vida me transformou em professor. São tantas as dificuldades que está mais para vocação do que para profissão. E isso está muito bem retratado na peça Conselho de Classe (ate 19 de outubro, no Teatro Fashion Mall).

A sinopse diz que uma reunião de professoras é desestabilizada pela chegada de um novo diretor após o afastamento da anterior que se envolveu numa confusão com alunos. O encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais que muitos ACHAM que conhecem, mas viver o dia-a-dia de uma sala de aula é bem diferente.

O espetáculo escrito por Jô Bilac tem direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro e coloca a Cia dos Atores fazendo o papel das professoras. Isso mesmo: homens no papel de mulheres. No início, os personagens vão se construindo e o humor se apresenta. No entanto, quando a realidade da educação e do atual ambiente escolar, os dramas se intensificam e o humor serve como alívio.


É uma porrada. Às guerreiras Palomas, Célias e Mabels, meu mais sincero obrigado. Sei que sou capaz de encarar essa barra porque vocês abriram meu caminho e mostraram que é possível.

Um comentário:

Graça disse...

Não vi a peça, mas, quer por referências de amigos, quer pelas colocações do blog, sei que estou perdendo e muito.
Apenas gostaria de colocar duas coisas:
1. Há muitos anos foi dito na minha formatura: "Dar aula é muito fácil, o difícil e ser professor".
2. Essa frase me remete a segunda colocação: é vocação sim, mas, sobretudo, é profissão SIM e nós dessa área temos que nos fazer respeitar caso não queiramos ser vistos eternamente como
profissionais de segunda classe.
Com todas as dificuldades do dia a dia, que todos conhecem, sou professora, com muita honra, há 45 anos e acho que isso fala bastante sobre a minha crença na mudança via EDUCAÇÃO.