sábado, 6 de dezembro de 2014

Perito Perez

Memorabilia é a exposição para os 40 anos de carreira de Amador Perez, com mais de 100 obras realizadas desde 1974 até hoje, onde ele reflete sobre a reprodução e imaterialidade da arte. Ela termina amanhã no Centro Cultural dos Correios. Pronto. Isso é o básico que você precisa saber sobre a exposição.


Agora vamos ao gênio.

Amador Perez foi meu professor na ESDI. Talvez ele não saiba disso, mas devo minha formação a ele. No meio do primeiro ano da faculdade, eu havia decidido que aquilo não era pra mim. O nível de exigência era extremamente elevado para projetos sem explicação, critérios ou significado. Professores rasgavam trabalhos de alunos, mandavam os alunos se virarem e falavam um "academicês" desnecessário, desmotivando não só a mim, mas 1/3 da turma. Três desistiram. Porém, decidi chegar até o fim e ver no que ia dar. Sorte a minha.

Numa quinta-feira de 1997, tornei-me seu aluno. Sua fala doce, seu amor pelo ensino, pelo design e pela arte transbordavam para aqueles que tinham dúvidas como eu. Com ele aprendi que os erros tem valor, que se tira proveito de tudo. Aprendi que devemos insistir e persistir em busca de um resultado melhor, pois isso criará um processo significativo, relevante, engrandecedor. E, assim, sou designer e professor.

Fonte: site do artista
Podemos ver seus ensinamentos nas obras expostas, principalmente, no núcleo Gioventú, que tive o prazer de ver em sua inauguração no MNBA e rever agora. Amador mostra uma técnica em grafite que flerta com a perfeição e nos coloca em suspense. A exposição está muito bem montada: parece que a técnica do grafite em Gioventú e as maravilhosas explorações técnico-visuais em Nijinski se unem no centro, no núcleo Memorabilia, onde Amador se permite embaralhar grafite, impressão, Photoshop e objetos pessoais em novas representações artísticas.

Mesmo sendo cliché brincar com seu nome, Amador não tem nada de amador. É perito. Nas artes, no ensino. É Perito Perez.

Obrigado.

Um comentário:

Graça disse...

Existem aqueles professores que ministram aulas; existem professores excelentes que aprofundam nossos conhecimentos e existem os professores que mudam a nossa vida e, sobretudo, a forma de vê-la.
Bela homenagem