quinta-feira, 19 de março de 2015

O minucioso Rio de Debret


O Rio de Janeiro de Debret é uma exposição IMPERDÍVEL. Fica no Centro Cultural dos Correios até 3 de maio e você precisa ir. São vários os motivos, desde a genialidade antropológica do pintor a delicadeza expográfica de se distribuir lupas para os visitantes apreciarem todos os detalhes das preciosas aquarelas em miniatura.

Entrudo.
A exposição integra as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro e prestigia o público com 120 obras originais, entre aquarelas e desenhos, do artista francês Jean Baptiste Debret, que viveu no Brasil durante 15 anos, no período de 1816 a 1831, registrando a paisagem carioca, a vida cotidiana, os costumes e tipos populares daquele início do século XIX. As obras selecionadas para a mostra pertencem ao acervo dos Museus Castro Maya.

Já achava Debret um gênio, mas a proximidade com suas obras, ver sua técnica em aquarela, os detalhes minuciosos em seus desenhos... Uma aula de história, antropologia, arte, literatura, crônica... muito bom!

Um comentário:

Graça disse...

Debret é tudo isso que você colocou e muito mais. Vale a visita à exposição como, também, é imperdível uma visita aos Museus Castro Maya. Quem já foi não esqueceu.
O Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, e o Museu do Açude, no Alto da Boa Vista constituem o que se chama Museus Castro Maya.