quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ponte de egrégoras


Olha... eu devo ter elevado demais minhas expectativas, porque posso dizer com certeza que os últimos anos tem sido brabos! Só não digo que tenho que matar um leão por dia, porque sou contra isso (#vivaCecil). Mesmo assim, eu persevero. Minha mente tem sido cada vez mais prolífica e meu tempo cada vez mais escasso.

Num lampejo mental (que me fez acordar às 4h da manhã no Dia do Amigo), resolvi que ia escrever sobre a produção artística e o processo criativo de amigos, conhecidos e familiares. Tanta coisa bacana apareceu que me empolguei. Entre trancos e barrancos, começarei a divulgar os textos aos sábados... mas queria contar outra coisa... havia dito a um dos entrevistados que minha ideia era ser como um "ator escada", aquele que só está em cena para fazer o protagonista brilhar. Depois que ele leu o meu texto, recebi a seguinte resposta:
Somos escadas um para o outro, o seu brilho encontra o dos outros e juntos formamos uma egrégora resplandecente! Escadas também são pontes, nesse sentido, você é o pontifex, aquele que constrói pontes.
Fã de palavras, fui para o dicionário. Primeiro precisava saber o significado de egrégora, pois nunca tinha ouvido essa palavra, que é a força espiritual gerada a partir da soma de energias coletivas (físicas, emocionais e mentais) de duas ou mais pessoas. Em seguida, queria entender melhor a metáfora da ponte: uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. Permite a transposição de um obstáculo. Me identifiquei pacas!


Só que o termo pontifex me deixou cabreiro, afinal, vem na hora à cabeça o pontífice máximo e a relação com a religião. De volta à pesquisa etimológica, fiquei sabendo que, de acordo com a interpretação habitual, o termo pontifex significa literalmente "construtor de ponte" (pons + facere). Este título talvez tenha sido realmente importante em Roma, onde as grandes pontes ao longo do Tibre, o rio sagrado, adornadas com estátuas de divindades, eram utilizadas somente por autoridades prestigiadas com funções sacras. No entanto, sempre entendeu-se seu sentido simbólico: os pontífices seriam os construtores da ponte entre os deuses e os homens (longe de mim... ou será que o Mito+Graphos não é meio que isso?).


Então será isso que sou? Uma ponte? Um pontifex? Gostei da ideia de somar energias para transpor um obstáculo. É isso que faço como professor, como orientador e como designer. É... Pode ser. Quem sabe esse caminho de pontes e egrégoras me leve a dias melhores...

2 comentários:

Graça disse...

Construir pontes, no sentido amplo da expressão, é tarefa árdua, demorada.
Ser reconhecido por alguém como "pontifex" é, para dizer o minimo, motivo de orgulho, porque poucos tem esse dom.
Você tem.

Graça disse...

Um acréscimo: consultando o meu velho dicionário de latim verifiquei que o verbo "facere" também pode ser traduzido por CRIAR (designer) e EDUCAR (professor). Melhor impossível!