quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A nova da Zelândia

Há mais ou menos um ano falei aqui sobre a possibilidade de mudança da bandeira do Reino Unido a partir da saída da Escócia. Fiquei intrigado com essa questão da mudança de um símbolo nacional e agora surgiu uma outra situação parecida.


O primeiro ministro da Nova Zelândia decidiu criar um concurso para mudança da bandeira do país, uma vez que a atual ainda possui referência ao Reino Unido e é muito semelhante a da Austrália. Lançou até um vídeo sobre design de bandeiras para orientar os concorrentes:


Um comitê independente analisou as 10.292 sugestões enviadas, revelando no mês passado uma seleção de 40 bandeiras. Vejam:

Repetição de alguns motivos como o koru (a espiral com vários significados), a constelação do Cruzeiro do Sul com outras estrelas, formas geométricas que representam símbolos maori e a folha de samambaia prateada. (Clique para ampliar)

Dessas quarenta, o comitê vai fechar em quatro opções que irão para um referendo popular ainda este ano para decidir a melhor de todas. E, em março do ano que vem, um novo referendo irá decidir se a população quer ou não trocar o símbolo nacional. Pesquisas preliminares ainda estão indefinidas, pois, enquanto alguns querem se livrar do passado de colônia, outros acham que o gasto elevado (mais de 17 milhões de dolares) é desnecessário e desrespeita o legado.

E você acha o quê? Não tenho opinião totalmente formada, mas já escolhi minha bandeira dentre as 40 opções.

Nenhum comentário: