quarta-feira, 27 de junho de 2018

COPA 2018: Aos trancos e barrancos

Aos trancos e barrancos conseguimos a primeira vaga no grupo. Com um futebol bem mediano e previsível, o Brasil conseguiu vencer a boa Sérvia e eliminá-la. Não foi fácil porque os sérvios mantiveram sua marcação adiantada e, cientes de nossas principais jogadas, deixaram os brasileiros em constante pressão.

É claro que a saída de um jogador como o Marcelo é prejudicial, mas Felipe Luís é um bom jogador que pode trazer mais consistência à defesa brasileira, liberando espaço para o meio de campo atuar. Pelo menos pelo lado esquerdo, porque pelo lado direito temos que testar ou o Fred ou o Taison, porque o William errou 90% do que tentou no primeiro tempo! Não sei se o Renato Augusto tem a condição de assumir essa posição porque ele é reserva do craque Philippe Coutinho, que mais uma vez foi responsável por um gol, dessa vez, como assistente. No segundo tempo, com um Gabriel Jesus nulo e um meio de campo morno, demos espaço pra Sérvia chegar e o jogo endureceu. A saída de Paulinho para a entrada de Fernandinho deu um pouco mais de consistência à Seleção e chegamos ao segundo gol que derrubou os sérvios.

No outro jogo, a Costa Rica não veio pra ser saco de pancada e fez jogo duro contra a Suíça. O bom Campbell (que infelizmente começou como reserva na competição por condicionamento físico) abriu as brechas no ferrolho e o empate foi bem merecido. Na verdade, os costarriquenhos mereciam a vitória, pois foram mais agudos e interessados.


Que vergonha... com um futebol medíocre desde o início da competição, a Alemanha foi derrotada e eliminada (ficou em ÚLTIMO no grupo) pela Coréia do Sul em um jogo que não mostrou brio ou vontade (algo que falei que já estava faltando). Nem os titulares estavam presentes o tempo todo! Somente quando o bicho começou a pegar é que a pressão aumentou. Enquanto isso, os coreanos entraram com a estratégia do contra ataque bem definida e levaram os pontos.

No jogo quente entre México e Suécia, os suecos surpreenderam. Mais organizados e determinados chegaram a uma vitória significativa contra os mexicanos nervosos, assustados e perdidos após os gols. Mas o jogo foi bom, lá e cá. O México mostrou suas fragilidades e a Suécia mostrou suas forças para as oitavas.

Com isso, temos o México pela frente... ai ai... Uma das seleções americanas mais difíceis independente da competição. Estão jogando muito bem e, mesmo tendo perdido a última partida, acho que virá pra derrubar outro campeão Mundial. Confesso que eu preferia pegar a Suécia. Temos história positiva contra eles em 1994 e acho que nosso futebol sairia em vantagem. Mas eles agora pegarão a Suíça, num jogo que deve ser pegado e totalmente imprevisível. Como o nosso.
Ainda sobre Alemanha... aguardem, porque, depois de uma queda, eles costumam vir melhores.

Nenhum comentário: