sexta-feira, 22 de junho de 2018

COPA 2018: Aumentando esperanças e tensões


A Costa Rica precisava de pelo menos um pontinho para ter alguma chance matemática. Então, veio pra bater muito e jogar em contra ataques. Só que... Haja cera! Eu detesto cera! Todo time que faz cera deveria perder! Deu no que deu.

Enquanto o Brasil veio nervoso, apreensivo, querendo mostrar que tem futebol pra disputar o título. E tem? Bom... após um primeiro tempo tenso, a seleção brasileira voltou bem melhor, mas não soube lidar com os nervos e a catimba clássica de um time americano.  Merecemos a vitória (mesmo nos acréscimos) pelo segundo tempo mas...

Há tempos que as laterais do Brasil foram treinadas para serem pontas (mais atacantes) e não alas (mais defensores). É inegável o talento de Marcelo na frente, porém, com jogadores do porte de William (que anda jogando mal e pode ter perdido a vaga para o Douglas) e Philippe Coutinho (craque que precisa ser tão protagonista quanto Neymar), acho que não precisaríamos disso, pois teríamos uma defesa melhor protegida e mais espaço de trabalho no ataque. Agora vivemos enfrentando equipes que se fecham completamente e jogam no contra ataque, aproveitando exatamente as avenidas que se abrem nas laterais. Correremos riscos ao longo da competição.

E eu sinto falta daquele jogador do drible objetivo, de um Rivaldo, de um Ronaldinho Gaúcho ou mesmo de um Juninho Paulista. É muito passe lateral na espera do passe certo em profundidade. Sinto também falta do atacante que amedronta a defesa, de um Romário, de um Ronaldo ou mesmo de um Adriano, porque Gabriel Jesus e Firmino não fazem nem o papel de puxar a defesa.


A Sérvia furou rapidinho o ferrolho suíço, mas não foi fácil manter o placar em um jogo tão equilibrado (e talvez um dos melhores jogos até aqui junto ao 3 a 3 ibérico). Tadic do lado sérvio e Shaqiri do lado suíço foram os desafogos de um jogo com bons momentos, mas de duas seleções fechadas em marcação intensa. O empate seria mais justo, mas a Suíça foi mais perseverante e (com um golaço) virou o jogo.

Agora... atenção: o Brasil não está classificado e está numa complicada situação! Pegamos a Sérvia, a seleção mais difícil do grupo que precisa ganhar de qualquer jeito, enquanto a Suíça encara a Costa Rica que já está fora da Copa... Entenda:

  • Brasil e Suíça vencendo = as duas passam com a liderança decidida no saldo.
  • Brasil e Costa Rica vencendo = passam Brasil em primeiro e Suíça em segundo.
  • Brasil vencendo e empate no outro jogo = passam Brasil em primeiro e Suíça em segundo.
  • Sérvia e Suíça vencendo = as duas passam, com Suíça em primeiro.
  • Sérvia e Costa Rica vencendo = passam Sérvia em primeiro e Brasil em segundo.
  • Sérvia vencendo e empate no outro jogo = passam Sérvia em primeiro e Brasil em segundo.
  • Empate nos dois jogos = passam Brasil em primeiro e Suíça em segundo.
Preparem-se!


E ainda teve Nigéria e Islândia querendo seguir na competição. Era um jogo chave não só para as duas equipes como para a Argentina, que está eufórica com o resultado de vitória para os nigerianos. Os islandeses mostraram todas as suas limitações ao conseguirem segurar os dorminhocos nigerianos no primeiro tempo, mas, quando eles acordaram, não deu.

A última rodada desse grupo vai pegar fogo! Croácia já está classificada, mas pega a Islândia que precisa vencer pra ter a menor chance de passar. Argentina (que agora está em último no grupo) e Nigéria se enfrentam pra conseguir passar. Quem vencer, passa. Se houver empate, Argentina estará fora e Nigéria precisará da vitória croata.

Sinceramente? Acho que a segunda vaga está em aberto... A Nigéria vai partir pra cima da Argentina, sabendo da crise hermana. Mas isso pode ser bom para Messi e companhia... tanto a crise (querem a saída do técnico) quanto o avanço nigeriano (que vai abrir espaços). Ao mesmo tempo, a Islândia vai jogar com uma Croácia classificada, sendo que já andou vencendo os croatas em jogos recentes.

Nenhum comentário: