sábado, 30 de junho de 2018

COPA 2018: Coletivos versus Indivíduos

Começaram as oitavas e duas coisas são importantes: (1) todas as seleções vão jogar mais abertas porque só importa a vitória; e (2) os cartões farão diferença para as quartas e haverá mudanças.

Dito isso...


Que jogo! A confusa Argentina veio pra jogar de igual para igual com a toda poderosa França, mas Mbappé DESTRUIU o jogo. Os argentinos contavam apenas com talentos individuais que estavam nervosos, ansiosos e ainda foram bem marcados por uma organização coletiva francesa que deve levá-la às cabeças. Foi também um jogo de gerações: um velha Argentina que deve/precisa começar uma renovação técnica (tchau Messi) contra uma França que vem fazendo a passagem dentro e fora de campo.


Outro bom jogo onde o coletivo se mostrou superior às individualidades. Longe de Portugal ser bagunçado como os argentinos, mas é visível sua dependência de Cristiano Ronaldo. Mesmo com bons jogadores como Quaresma e William Carvalho, os portugueses dominaram grande parte do jogo, porém, não conseguiram encontrar uma brecha na excelente marcação uruguaia. E essa foi a proposta do Uruguai: fechar perfeitamente a defesa e qualquer ação mais perigosa de CR7 (será que deu tchau?), partindo para o contra ataque com a força de Suarez e Cavani, que foi o personagem desse jogo com dois golaços.

Agora é França vs. Uruguai, dois bons coletivos sendo um mais ofensivo e outro mais defensivo. Acho os franceses superiores como um todo, mas precisam se precaver dos contra ataques uruguaios (Cavani precisa se recuperar).

Nenhum comentário: