quinta-feira, 28 de junho de 2018

COPA 2018: Critérios estratégicos


Times reservas para Inglaterra e Bélgica. O jogo de compadres só ficou bom enquanto esses reservas estiveram com vontade de mostrar serviço... o que durou 30 minutos. Quando os belgas chegaram ao gol - porque jogaram melhor -, os ingleses tentaram mais. No entanto, ficou claro o ritmo mais lento e descompromissado. No outro jogo, Tunísia e Panamá querendo uma despedida honrosa. Os tunisianos são melhores, mas estavam abatidos com o número de lesões e os resultados negativos. Já os panamenhos estavam com a corda toda depois de terem feito o primeiro gol em Copas e vieram para a primeira vitória. Venceu a habilidade.


Não pude ver os jogos da manhã, pois estava trabalhando, mas soube que foram emoções até os últimos minutos, com o Japão perdendo da Polônia, mas avançando na competição por causa do número de cartões como critério de desempate com Senegal, que perdeu da classificada Colômbia. Sinceramente acho que cartões não deveriam ser critério de desempate, pois são uma medida disciplinar e não técnica... mas é isso. O problema é que tanto Japão quanto Senegal ficaram de olho no placar e deixaram de jogar por causa disso. Azar dos senegaleses que não conseguiram recuperar a tempo.

Esses dois grupos se cruzam: Bélgica encara o Japão, num jogo que deve ser muito tranquilo para os diabos vermelhos (se eu fosse belga, já estaria preocupado com as quartas, vide abaixo); e os ingleses encaram um jogo bem difícil com os colombianos, sem qualquer previsão.

Agora com todas as oitavas definidas, vale dizer que o chaveamento do lado do Brasil é muito, mas MUITO mais difícil do que o da Espanha. Compare:
  • No lado do Brasil, pegamos agora o México. Se passarmos, teremos certamente a Bélgica nas quartas. Na semi, pode ter Uruguai, Portugal, França ou Argentina!
  • No lado da Espanha tem: Rússia, Croácia, Dinamarca, Suécia, Suíça, Inglaterra e Colômbia.
Com isso, caso Espanha e Inglaterra saiam no meio do caminho, teremos uma final com pelo menos uma seleção que nunca venceu uma Copa do Mundo.

Nenhum comentário: