domingo, 24 de junho de 2018

COPA 2018: Maiúsculos


No primeiro tempo, 1 gol a cada 9 minutos. No segundo tempo, foi só administrar. Acho que nem o mais otimista arriscaria esse placar, Mas a vitória da Inglaterra contra os estreantes panamenhos sempre foi dada como certa. E os ingleses mostraram um futebol consistente com jogadas interessantes (e Kane fazendo hat trick). A questão é que eles ainda não foram devidamente testados contra uma seleção à altura. Isso só vai acontecer na última rodada, quando pegarão a Bélgica na disputa pela liderança do grupo (estão empatadas em tudo, menos nos cartões). Pena que será um "jogo de compadres", porque seria o jogo onde veríamos as duas seleções mostrando onde podem chegar.

Ao Panamá resta a comemoração de sua primeira participação (e seu primeiro gol) em Copas. Daqui a quatro anos, teremos uma copa com 48 seleções e os panamenhos terão mais chance - e por que não experiência? - dentro da competição. O último jogo contra a Tunísia é o "de honra", mas os tunisianos tem mais futebol.


A segunda rodada do grupo H acabou invertida quando Colômbia e Polônia, consideradas favoritas, perderam seus jogos para Japão e Senegal, respectivamente. Enquanto os vencedores se enfrentaram em um jogo bom e equilibrado que acabou num empate (e a classificação dependendo deles mesmos), os derrotados fizeram um jogo nervoso e pegado, mas muito bom. Os colombianos mostraram que a derrota inicial foi uma acaso da expulsão, pois dominaram a partida e ganharam uma sobrevida na competição. Os poloneses se tornaram a primeira seleção europeia e primeira cabeça-de-chave a se despedir dessa Copa.

Segunda rodada fechada com a Argentina acabando com todas as apostas que foram feitas (além da inversão no grupo H) e nenhum zero a zero (amén!). Os juízes continuam mal posicionados em campo e o árbitro de vídeo começou a mostrar que ainda tem muito a resolver. Deveria ter sido testado em outras competições antes de chegar na Copa. Os prognósticos são que uma nova seleção deverá ser campeã do mundo, pois as que já possuem título estão irregulares. É possível que agora, na última rodada, consigamos a ter uma ideia de quem despontará. Lembrando que os jogos de cada grupo são ao mesmo tempo, vou sugerir qual ver:

  • GRUPO A: Uruguai e Rússia disputam a liderança. (segunda-feira)
  • GRUPO B: Portugal e Irã. Primeiro por causa do CR e segundo porque o Irã ainda tem chances de passar e vai jogar pra isso. (segunda-feira)
  • GRUPO C: França e Dinamarca fazem jogo de compadres, mas, se os franceses ganharem, a Austrália pode ganhar a vaga dos dinamarqueses ao vencer os peruanos. (terça-feira)
  • GRUPO D: Argentina e Nigéria deve ser o jogo mais tenso dessa rodada, mas fique atento a Croácia e Islândia, porque nesse grupo tudo pode acontecer. (terça-feira)
  • GRUPO E: Brasil e Sérvia, né... mas atenção ao outro jogo, porque é outro grupo que cada segundo conta. (quarta-feira)
  • GRUPO F: México e Suécia devem realizar um jogão. (quarta-feira)
  • GRUPO G: Bélgica e Inglaterra disputam a liderança. (quinta-feira) 
  • GRUPO H: Senegal e Colômbia brigam pela vaga num jogo que deve ser pegadíssimo, enquanto o Japão enfrenta uma Polônia eliminada (quinta-feira)

Nenhum comentário: