sábado, 16 de junho de 2018

COPA 2018: Perdas


O potencial da França é tão grande que eu sou capaz de cometer a heresia de dizer que é, no papel, melhor do que a seleção campeã de 1998 com Zidane, Thierry Henry e Trezeguet (além do técnico atual, Deschamps). Mas como time, como conjunto, esse time ainda tem o que melhorar. A vitória veio chorada, polêmica, usando toda a tecnologia possível (e bem-vinda). Já a Austrália veio pra tentar não ser o saco de pancada que foi em 2014 (quando perdeu todas as partidas, levando três gols). Então, trouxe um time fechado, que marca em cima (bate bastante) e ainda consegue umas jogadas aéreas perigosas (trouxe também uma torcida animada!).

A França passa dessa fase, mas precisa crescer ao longo dessa curta competição para almejar algo mais. A Austrália vai até tentar a segunda vaga, mas, caso consiga (acho difícil), morre nas oitavas.


O nervosismo de mais de 30 anos fora da Copa pesou para o Peru. O futebol foi até melhor, mas a experiência da Dinamarca em competições internacionais fez a diferença. Era até um resultado esperado, mas o empate era merecido. Cueva vai sonhar com esse pênalti perdido, mas os peruanos não devem perder a esperança. Vai ser difícil porque pegam a França na próxima rodada, mas a segunda vaga está aberta.

Dinamarca vai pegar a Austrália: os europeus querendo passar e os cangurus querendo pontos para jogar a vaga contra o Peru na última rodada.


A estreante Islândia encarou logo a Argentina. E sem medo. Veio sem ter nada a perder com uma torcida absolutamente incrível! Os vikings protagonizam as thunderclaps e se divertem com todos os lances. A cara de impressionados com o gol é quase impagável! Como se já tivesse valido a viagem. Mas só a torcida é boa. Mesmo que seja objetivo e organizado, o futebol islandês é duro, fechado e faltoso, sem qualquer talento. Quer saber? Não interessa: jogo histórico!

Do outro lado, os hermanos que precisam definitivamente produzir jogadores de defesa. É inegável o poderio ofensivo da Argentina, mas a defesa... só sustos! Tiveram dificuldade de lidar com a fortaleza islandesa, mostrando falta de criatividade coletiva com um jogo centralizado sem escape pelas laterais. Deu no que deu... Messi jogou muito abaixo de seus padrões e perdeu pênalti, deixando claro que sofre com a pressão em Mundiais e, nisso, se difere muito de seu rival português.

O grupo é dificílimo e agora a Argentina tem q abrir o olho. Enquanto isso, vou torcer pra Islândia em qualquer coisa: gol, lateral-sinistro, substituição...


Confesso que eu esperava um jogo mais fácil para a Croácia. A Nigéria teve vários problemas extracampo envolvendo política do país e tudo. Os últimos amistosos foram bem ruins, mas achei que fez alguma frente aos croatas famosos, a geração de ouro do país, com Modric, Raktic e Mandzukic. Mas o resultado era esperado.

É Argentina... a próxima rodada é com a Croácia! TEM QUE ganhar! Enquanto o outro jogo vai ser tiro, porrada e bomba: Islândia querendo fazer mais história e Nigéria precisando da vitória.

Nenhum comentário: