domingo, 15 de julho de 2018

COPA 2018: Allez les bleus!


No primeiro tempo, só deu Croácia. A França parecia meio acuada (ou em estratégia de cansar o já cansado adversário) e não conseguia armar suas jogadas frente aos croatas famintos. Acontece que essa mesma fome, deu a vitória parcial aos franceses, considerando que, o primeiro gol foi contra, o segundo foi um golaço e o terceiro foi um pênalti de vídeo.

No segundo tempo, a França acordou e fez logo dois gols pra colocar a mão na taça. Até que o bom goleiro Lloris resolveu colocar os croatas de volta ao jogo com um erro de soberba. Aliás... quanto erro bobo numa final! É gol contra, mão na área, goleiro tentando driblar e tomando gol... Seria nervosismo? Ou um questionamento sobre a real qualidade dessa Copa? Mesmo se tirássemos esses erros, a França levava o bicampeonato por 2 a 1.

À Croácia fica a excelente campanha, a raça, a vontade, o controle, o incrível preparo físico e a presença das mulheres em papéis políticos não só no futebol mas como uma presidente digna que não gasta dinheiro público. Enquanto a França, além da Copa, mostrou para o mundo um futebol eficiente e IMIGRANTE.


Muito foi ensinado nessa copa... que não há favorito, que não há fronteiras, que o futebol é mais do que um monte de homem correndo atrás de um bola. Vamos ver como será no Qatar... uma Copa com muito mais problema político internacional e que deverá ser no fim do ano por conta do clima. Ao Brasil (que deve ter ficado em 6º por pontuação), resta iniciar o novo ciclo de quatro anos, revendo sua atitude dentro e fora de campo.

Nenhum comentário: