sexta-feira, 6 de julho de 2018

COPA 2018: Supremacia do amadurecimento europeu


No primeiro tempo, o jogo foi dividido em três partes: um terço de bom jogo, aberto e disputado com as duas equipes reconhecendo o terreno; outro terço, chato, mais pegado e nervoso; e o terço final com a França assumindo sua postura dominante no jogo. O segundo tempo foi um mistura dos dois terços finais anteriores, com um Uruguai nervoso e uma França mandando. É muito ruim quando um frango (ou um desvio como no jogo entre Suécia e Suíça) decide o jogo... sim, já estava 1 a 0 para os franceses, mas quebra o ritmo, o clima.. entra o fator pena, o desespero. Uruguai chegou às quartas sem ser derrotado, com apenas um gol sofrido e apenas um cartão amarelo. Ver seu jogador chorando com a bola rolando foi de cortar o coração. No entanto, os franceses mereceram por toda a campanha e bom futebol (grandes chances de ser campeã).



Hazard fez o que Neymar não fez (driblou com eficiência e ganhou todas de seu marcador). Cortouis fez o que Alisson não fez (defesas confiantes). De Bruyne fez o que Philippe Coutinho não fez (levou o time pra frente). Lukaku fez o que Gabriel Jesus não fez (segurou a zaga por imposição de qualidade). Fernandinho fez o que Casemiro não fez (um gol contra que tão ruim quanto um frango). A Bélgica foi eficiente na marcação e fatal no contra ataque, enquanto o Brasil foi perdendo chances de forma quase desordenada (não temos jogada de linha de fundo, todos os jogadores centralizam). Não jogamos mal, mas emocionalmente...

E assim caem os dois sulamericanos, mostrando a supremacia europeia que já falei antes: só sobrou seleção da Europa. É mais do que dinheiro e jogadores de qualidade. É um amadurecimento emocional que passa MUITO longe deste continente. Talento, raça e coração não vencem mais.

A semifinal entre França e Bélgica deverá ser o grande jogo desta Copa. Talvez maior do que a final. Melhores jogadores, melhores esquemas táticos... Mas as (bem) pequenas falhas na defesa que os belgas apresentam podem ser aproveitados pelos franceses.

Nenhum comentário: