terça-feira, 27 de outubro de 2009

Absoluta!

Só agora me dei conta que nunca falei sobre a vodca Absolut por aqui. Um erro que será corrigido agora! Vou fazer um resumo do que está muitíssimo bem explicado e com muitas imagens no portal Mundo das Marcas...

A Absolut é uma marca sueca de vodca, fundada em 1879 por Lars Olson Smith na pequena cidade de Ahus. Conhecido como "O rei da Vodca", ele controlava 1/3 da produção da bebida no país com seu método revolucionário de destilação contínua, a retificação, onde a vodca era destilada mais de cem vezes! Mas a alta qualidade da vodca também se deve aos ingredientes de primeira linha: leva o trigo de inverno (que tem maior concentração de amido) e a água totalmente pura proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural... UAU!

Só chegou aos EUA em 1979 e com ousadia: desembarcaram em um país sem a menor tradição em vodca (culpa do comunismo russo) e com uma garrafa esquisita de pescoço curto. Resultado? Quase 90 mil litros vendidos no primeiro ano! Nos cinco anos seguintes, já era uma das principais no mercado mundial. Em 1988, foram lançados os sabores da Absolut, começando pela Peppar (de pimenta).
Edição 2009: Absolut Naked com os dizeres "In an Absolut World, there are no labels"

Sua garrafa é sua grande marca: transparente, sem rótulos (o que está escrito está direto no vidro), gargalo curto e corpo bojudo. Ela foi baseada em uma garrafa sueca de remédio do século XVIII e, inicialmente, tinha um rótulo com a foto do produtor (hoje o medalhão com o homem está no vidro). A icônica garrafa começou a ganhar edições especiais em 2006 e não parou mais. O texto da garrafa é:
This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distiled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden's national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka.
Com tanta qualidade e ousadia, o sucesso da marca veio de forma arrebatadora com uma das mais contagiosas, esteticamente sofisticadas e inteligentes campanhas de mídia impressa da propaganda mundial que se tornou uma das mais longas da história: já são mais de 1500 anúncios! A primeira peça foi a Absolut Perfection, criada pela agência TBWA em 1980 e feita pelo fotógrafo Steven Bronstein. Com uma concisão RARA, em que a marca e a garrafa são o centro de tudo, a campanha tornou-se universal, podendo adaptar-se a qualquer mercado ou tema. Sendo assim, artistas renomados, celebridades, estilistas fizeram parte da Absolut Label, que eram edições limitadas das garrafas que geravam uma extensa mídia no mundo da moda. Em 2008, foi lançado o Absolut World.E agora em 2009, eles estão lançando o Absolut Concept (Doing things differently leads to something exceptional ou "fazer as coisas diferentemente levam a algo excepcional"). É um filme-manifesto que funciona como a "filosofia da marca":


Eu só tenho a dizer que acho esse um dos mais incríveis cases de identidade já existente. Sou fã! Adoraria ser um colecionador, mas já não dá para ter mais uma coleção na minha vida. Vejam esse último lançamento: a embalagem vira um mini-bar!!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Luxo criminoso

Esse título é uma brincadeirinha com o video que vou postar aqui. O College Humor (site humorístico de vídeos e animações) resolveu brincar com aquela famosa luminária bonitinha que faz parte da marca Pixar.

Luxo, Jr. é o primeiro filme produzido pela Pixar Animation Studios, colocando-a como estúdio independente de filmes. Possui 2'30 minutos que demonstrava as capacidades técnicas da empresa. O sucesso desse curta colocou a luminária na marca da empresa e todos os seus filmes possuem uma abertura onde a luminária substitui a letra I.

Nessa animação tipográfica, o College Humor coloca a luminária em maus lençóis ao substituir a letra I... vejam:
Do Direto do Forno.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ainda mais belo

Vejam esse vídeo:

Essa é a dança "Thousand-hand Guan-Yin". Fica ainda mais impressionante se você souber que TODOS os bailarinos e bailarinas são SURDOS-MUDOS! Surpreendente, não? Eles se guiam por sinais visuais nos cantos do cenário e nos oferecem um espetáculo inacreditável com uma coordenação incrível!

A China possui o projeto "Chinese Disabled People’s Performing Art" que viaja pelo mundo todo apresentando exemplos que transformam a deficiência em superação artística.

Agora, veja o que Ma Li e Zhai Xiaowei são capazes de fazer no ballet "Hand in Hand":

Em vários momentos, ela se torna as pernas dele e ele, as mãos dela. Vê-los simulando um vôo ou uma corrida é de dar nó na garganta. Vai dizer que não ficou ainda mais belo? Vai me dizer que você não está pensando na sua vida? É pra pensar mesmo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Diploma pra quê?

Não vou iniciar uma reflexão sobre a necessidade de diploma no jornalismo. Quero mesmo é perguntar pra vocês se não existem aqueles momentos nos quais vocês acham que o diploma de vocês serve exatamente para o que a tirinha do glorioso El Toletón (parceria entre Iturrusgarai* - responsável pelo estagiário -, Angeli, Laerte e Glauco) demonstra. Clique na imagem para aumentá-la e pensem. Reflitam. Questionem.

Infelizmente, às vezes, me encaminho para a seguinte conclusão:Esse é o primeiro passo. O segundo é ainda mais complicado: saber o que fazer a partir de suas conclusões. É um processo difícil e doloroso, mas é importante que seja feito não importa quando.

* Quem é Iturrusgarai? É um dos mais importantes cartunistas brasleiras, criador de "Aline", do casal "Rocky & Hudson" e do "Ilusionista", entre muitos outros. Nasceu em 1965, na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. No Brasil, publica seus quadrinhos na Folha de São Paulo, jornal O Liberal e revista Sexy. Publica também na revista Internazionale (Itália) e revista Fierro (Argentina). Suas tiras utilizam um homur escrachado, debochado, "sujo". Em seu blog tem muito mais!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hortifruti merece os holofotes!

Os famosos anúncios do Hortifruti estarão expostos até 19 de novembro na estação Carioca do Metrô, no Rio de Janeiro. Estão lá as campanhas dos vegetais como partes do corpo humano, dos depoimentos dos vegetais, da revista "Cascas" e os atuais que fazem paródias de títulos de filmes famosos (veja todos da campanha "Hollywood" no blog Cinema é Magia). Tem também algumas campanhas com cores, eventos e peças que não chegaram ao grande público.

A mostra “Exposição Hortifruti: o caminho natural de um sucesso” faz parte das comemorações dos 20 anos da empresa. “Quem passar pela estação do Metrô poderá fazer uma viagem no tempo pelos 20 anos de comunicação de umas marcas mais queridas do Brasil”, comemora Fernanda Hertel, Diretora de Marketing da Hortifruti. E ainda tem o Espaço Hortiplex, com exibição dos comerciais e palestras sobre comunicação e nutrição.Vale MUITO A PENA! É DE GRAÇA (ou, então, custa a passagem ida e volta do metrô...)! A iniciativa é excelente! Deve ser bom fazer esse tipo de propaganda, ou seja, de vender um produto que você acredita que não irá prejudicar em nada seu consumidor e ainda ganhar uma exposição sobre isso! Parabéns Mônica Debanné, da MP Publicidade (no site dela, tem várias campanhas)!