sexta-feira, 18 de abril de 2014

Só 300 já está de bom tamanho

Vi 300: A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire, 2014) mês passado, mas não sabia nem como começar a escrever por aqui. Procurei no blog se havia falado do anterior e vi que também não o fiz. Então tentei resumir tudo no título: 300 (2006) é bom e não precisava da continuação.


Entendamos logo de cara que ambos os filmes são adaptações de quadrinhos de Frank Miller. O primeiro foi uma obra prima original e o filme seguiu a estética criada por Miller em cada quadro do filme. Sério, é impressionante. Como se cada gota de sangue que voa na nossa cara estivesse exatamente no mesmo lugar da página. Com isso, criou-se uma estética única que começou a ser copiada ad nauseaum e momentos já clássicos (como o This is Sparta ou o Tonight we dine in hell).


Já o segundo álbum de quadrinhos (ainda não o li) foi feito exclusivamente para ser transformado em continuação cinematográfica. A ideia era expandir a primeira história, contando sobre uma batalha paralela à de Leônidas e seus 300 em Termópilas: a batalha marítima de Salamina. Mas enquanto temos um excesso de testosterona no rei do primeiro filme, nesse temos a política, a estratégia e a polidez de Temístocles. Pra mim não funcionou, porque deixou o filme devagar. Nem mesmo a crueldade de Eva Green como a arqueira Artemísia me prendeu. Rodrigo Santoro ainda é um coadjuvante, mesmo quando deveria não ser.

Optem pelo primeiro e tentem ver a arte de Miller.

sábado, 12 de abril de 2014

Elos humanos

Já está rolando por toda a semana essa informação e, se você não viu, TEM QUE VER. Se você já viu, VEJA DE NOVO E COMPARTILHE porque todo o mundo deveria ver isso!

O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (São Paulo), desenvolveu junto a designers da FOM (fabricante de travesseiros, brinquedos e almofadas com material antialérgico) um ursinho que traz mais felicidade às crianças com câncer, que estão internadas em isolamento total. Unido à tecnologia dos dias de hoje, o brinquedo (chamado perfeitamente de Elo) leva mensagens de áudio de familiares e amigos às crianças do hospital.

Uma iniciativa linda e simples que, certamente, fará você se emocionar e acreditar que nós, seres humanos, temos saída. Assista ao vídeo até o final, pois a última cena é especial.



Pouco a falar e muito para refletir e fazer.

Como funciona a tecnologia: os ursinhos foram adaptados especialmente para comportarem um dispositivo com tecnologia semelhante a um aparelho celular que recebe mensagens. Caixas de som específicas foram desenhadas para funcionarem no interior dos ursinhos. Um mecanismo liga a mão dos “Elos” ao dispositivo, liberando mensagens armazenadas. As mensagens são enviadas para uma central e gerenciadas por um profissional do hospital, que as envia, então, para os ursinhos. As mensagens podem ser atualizadas a todo momento e ficam à disposição da criança para a próxima vez que decidir apertar a mão do seu ursinho para ouvi-las.

domingo, 30 de março de 2014

Clube de compras paliativas

Ron Woodroof tenta montar em um touro em Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013), mas não é o touro que você está pensando. O filme foi vendido da seguinte forma: um cowboy heterossexual e homofóbico descobre que contraiu o vírus HIV e resolve contrabandear os medicamentos para sua sobrevivência. E isso com direito aos bonitões Matthew McConaughey e Jared Leto desfigurados pela magreza que a doença proporciona.

Preste atenção: o filme não é sobre a AIDS e muito menos sobre homossexuais. Entenda: o filme é sobre a crueldade da indústria farmacêutica. Quem não quer ver o filme porque é sobre gays ou doenças, está sendo pré-conceituoso (aceite o termo aqui como "um conceito que precede outro"). Vá ver o filme pra você entender o que acontece no mundo que a gente vive. Vá ver o filme para entender que nunca haverá uma cura para as doenças mais brabas que vier na sua cabeça agora. Vá ver o filme para entender que tudo na vida é um negócio (frase, aliás, falada no filme), até mesmo sua saúde.

Se você quer ver um filme sobre a doença, veja o sensacional/excelente/foda Filadélfia (Philadelphia, 1993), que mostra as terríveis consequências sociais na época. Tente ver logo depois de ir ao cinema, porque Tom Hanks foi ao glorioso (porque levou o Oscar) inferno da AIDS utilizando AZT, a maldita droga tóxica, que Matthew (que também levou o Oscar) tenta impedir. E isso vai te fazer pensar que, em 1993, alguém proibiu comentários sobre os Clubes de Compras que rolavam em vários estados americanos.

Sobre o assunto da indústria farmacêutica, veja Missão Impossível 2 (Mission: Impossible II, 2000) e Splice - Uma nova espécie (Splice, 2009). Parecem filmes desconectados com o assunto, mas, no primeiro, Tom Cruise tenta impedir a disseminação de uma doença que fará o antídoto virar uma preciosidade; e, no segundo, a engenharia genética cria uma forma de vida somente para fins científicos e tem um final pesado. Também posso indicar Epidemia (Outbreak, 1995) sobre o vírus Ebola e, até mesmo, a franquia de zumbis Resident evil: O hóspede maldito (Resident evil, 2002).

Dito isso, volto ao filme em questão pra dizer que ele é bom. Não é maravilhoso porque se alonga no meio e o deixa cansativo. Matthew está bem e merecia o Oscar? Tirando Christian Bale no Trapaça não vi os outros para julgar, mas a Academia adora essas transformações físicas. Por isso, já seria fácil dizer que o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante iria para Jared Leto, que, além de emagrecer, fez o papel de um travesti e levou todos os prêmios possíveis. Mas deixa eu te falar: ele rouba o filme. Na sua primeira cena, você já sabe que vai ser um show.


Impossível sair do filme sem se perguntar um monte de coisa, principalmente, em relação aos remédios que você anda tomando. Então, vá ver o filme e, no mínimo, se pergunte: qual touro você monta?

quarta-feira, 5 de março de 2014

Arte popular brasileira nem tão perto de você

Acredita-se que o Museu Casa do Pontal seja o mais significativo museu de arte popular do país com uma exposição permanente que apresenta mais de 5 mil obras de 200 artistas oriundos de todos os estados do Brasil. O acervo - tombado desde 1991 - está todo classificado e separado por assuntos num circuito longo porém interessante.


Aproveitei o Carnaval para conhecer o belo espaço e o tal incrível acervo. Destaco as engenhocas de Adalton (não deixe de apertar todos os botões, principalmente o da Sapucaí no fim), a delicadeza de Noemisa, o "Ciclo da vida" de Antônio Oliveira, as famosas garrafinhas de areia colorida e - como não podia deixar de ser - as obras de Mestre Vitalino por sua estética inconfundível que padronizou todos os outros artistas populares.


Mas é uma pena que o museu fique tão escondido nas longínquas estradas do Recreio dos Bandeirantes. Até porque fui muito bem recebido pelos funcionários do lugar e ainda curti demais a exposição temporária Criaturas Imaginárias, promovendo o encontro dos monstros de cerâmica do poeta Manoel Galdino com os artistas contemporâneos Angelo Venosa, Cristina Salgado, Eliane Duarte e Zé Carlos Garcia.


Essa fica até 30 de março, mas o espaço deveria ser mais frequentado / divulgado. Sua distância é realmente um infortúnio.
(Imagens retiradas do site do museu)

domingo, 2 de março de 2014

Trapaça

O Oscar já está rolando e esse ano eu só vi dois filmes dos indicados ao melhor: Gravidade (falei aqui) e Trapaça (American Hustle, 2013).

Vou dar um chute: Trapaça não vai levar Oscar nenhum, porque seus concorrentes oferecem algo a mais. No entanto, Jennifer Lawrence é a única que merece, porque rouba todas as cenas que aparece. TODAS. Nem mesmo o interessante roteiro original - que traz reviravoltas dentro de reviravoltas dentro de reviravoltas, porém com obviedades e uma enorme barriga que deixa o filme meio looooongoooo - ou o figurino da década de 70 conseguirá algo.

É um filme bom afinal? É bem legal e merece todas as indicações. E só.