Ontem, dia 22 de novembro, no Vivo Rio, aconteceu um dos melhores shows que já vi: Michael Bublé! Com um carisma impressionante, o cantor ítalo-canadense de 33 anos esbanjou simpatia: tirou fotos com o público, beijou a bandeira do Brasil, brincou o tempo inteiro com os músicos e descontraiu a todos com um show regado de jazz e brincadeiras musicais, com Rehab e YMCA! Ele até brincou com o preço salgadíssimo dos ingressos (de $300 a $900 no Rio, porque, em São Paulo, chegaram a $1100) dizendo que ele precisava comprar calças novas.
Com um repertório de jazz/pop, Michael Bublé é conhecido como "Frank Sinatra canadense" ou "Harry Connick Jr. de Vancouver". Encourajado pelo avô e descoberto por um associado do primeiro-ministro canadense, Bublé é reverenciado por seus colegas de geração, como Norah Jones e Jamie Cullum.
Eu só sei o seguinte: o show foi bom DEMAIS! Filmei vários minutinhos e coloquei no Youtube, vou colocar só um aqui e depois vocês procuram os outros por lá! Nas fotos, vocês podem ter uma idéia do show de luzes e cores. E volto a dizer: às vezes, vale a pena gastar dinheiro por um pouco de cultura e diversão.
domingo, 23 de novembro de 2008
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Vale a pena
É bom ouvir um cara que ganha muito dinheiro agradecendo pelos obstáculos que teve na vida.
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GOOD TO HEAR
It's good to hear a man who has tons of money being thankful for all obstacles life put in his way.
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GOOD TO HEAR
It's good to hear a man who has tons of money being thankful for all obstacles life put in his way.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Os polvos também amam
Quem disse que as criaturas do mar não se amam? Vejam a incrível animação Oktapodi que conta a história de dois polvos que fazem de tudo para ficar juntos e precisam escapar de um vendedor de frutos do mar. E o melhor: a animação acontece em Mikonos! A maravilhosa ilha cicládica grega com suas casinhas brancas de telhadinhos azuis!
A animação foi criada por estudantes da escola francesa Gobelins e ganhou vários prêmios este ano, incluindo o melhor filme pela escolha popular do Anima Mundi. Mas fiquei esperando a continuação...
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OCTUPUS ALSO LOVE
Watch this incredible animation – Oktapodi – about two octopus in love trying to stay together after a seller get one of them. It's awesome and it's in Mykonos! The animation was made by french students and won a przie at Anima Mundi.
A animação foi criada por estudantes da escola francesa Gobelins e ganhou vários prêmios este ano, incluindo o melhor filme pela escolha popular do Anima Mundi. Mas fiquei esperando a continuação...
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OCTUPUS ALSO LOVE
Watch this incredible animation – Oktapodi – about two octopus in love trying to stay together after a seller get one of them. It's awesome and it's in Mykonos! The animation was made by french students and won a przie at Anima Mundi.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Marca país
Se Obama pode virar marca, porque não um país? Então... na verdade essa história de "marca país" é bem anterior ao presidente mundial. O turismo dá dinheiro, então, é preciso transformar o país inteiro num produto... sua cultura, seus lugares, suas diferenças exóticas. O mercado do turismo movimentará US$ 5,9 trilhões em 2008, empregando 238 milhões de pessoas!
Mas é muito difícil fazer isso. Como transformar tudo que tem um país em uma marca única? Um único símbolo, tipografia ou cor? A bandeira nacional já não serve mais. Um cultura múltipla como a brasileira, por exemplo, é um problema enorme. A discussão sobre o famigerado "design brasileiro" é tão grande que a marca do Brasil parece um monte de ameba sobreposta...
E o que vocês acham dessas outras?
A empresa FutureBrand fez uma pesquisa (Country Brand Index 2008) sobre essas marcas. A Austrália é o país com marca mais forte no mundo em termos de destino turístico, pelo terceiro ano consecutivo (e eu concordo!!!). O Canadá, sexto colocado, em 2007, pulou para o segundo lugar, este ano. O Brasil aparece apenas uma vez na pesquisa, em segundo lugar na categoria "melhor vida noturna"... Hã? Será que essa é uma forma eufemista de dizer que o Brasil ainda é um país de turismo sexual? E a gente nem aparece entre os cinco nas categorias beleza natural e praias.
As categorias das marcas eram: melhor país para negócios (EUA), melhor país para se estender uma viagem de negócios (Austrália), melhor país para arte e cultura (Itália), melhor país para autenticidade (Nova Zelândia), melhor país de praia (Ilhas Maldivas), melhor país para famílias (França), melhor país para história (Egito), melhor país para resorts e hospedagem (Emirados Árabes), melhor país para belezas naturais (Nova Zelândia), melhor país para vida noturna (Japão), melhor país para comer bem (Itália), melhor país para atividades ao ar livre e esportes (Austrália), melhor país para descanso (Ilhas Maldivas), melhor país em segurança (Noruega), melhor país para compras (EUA), melhor país em valor do dinheiro (Tailândia), melhor país para se morar (Austrália), melhor país de viagem tranqüila (Holanda), melhor padrão de vida (Suécia), melhor país com liberdade política (Holanda), melhor país com tecnologia avançada (Japão), melhor país com produtos de qualidade (Japão), melhor país no ano anterior (China). Do blog Design Informa.
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COUNTRY BRAND
If Obama can be a brand, why not a country? Actually country brands are older. Turism make money, so a country is a product. Culture, places and exotic stuuf are products. But it's hard to transform that all in a symbol, a typography or a color. National flags are over. A multiple culture as the Brazilian one is so difficult to translate that someone (an idiot, I think) made colorful amoebas for it. Belive it or not... Other countries do the same. What do you think? FutureBrand made a research about country brands and Australia won. I agree. I love that place!
Mas é muito difícil fazer isso. Como transformar tudo que tem um país em uma marca única? Um único símbolo, tipografia ou cor? A bandeira nacional já não serve mais. Um cultura múltipla como a brasileira, por exemplo, é um problema enorme. A discussão sobre o famigerado "design brasileiro" é tão grande que a marca do Brasil parece um monte de ameba sobreposta...
E o que vocês acham dessas outras?
A empresa FutureBrand fez uma pesquisa (Country Brand Index 2008) sobre essas marcas. A Austrália é o país com marca mais forte no mundo em termos de destino turístico, pelo terceiro ano consecutivo (e eu concordo!!!). O Canadá, sexto colocado, em 2007, pulou para o segundo lugar, este ano. O Brasil aparece apenas uma vez na pesquisa, em segundo lugar na categoria "melhor vida noturna"... Hã? Será que essa é uma forma eufemista de dizer que o Brasil ainda é um país de turismo sexual? E a gente nem aparece entre os cinco nas categorias beleza natural e praias.
As categorias das marcas eram: melhor país para negócios (EUA), melhor país para se estender uma viagem de negócios (Austrália), melhor país para arte e cultura (Itália), melhor país para autenticidade (Nova Zelândia), melhor país de praia (Ilhas Maldivas), melhor país para famílias (França), melhor país para história (Egito), melhor país para resorts e hospedagem (Emirados Árabes), melhor país para belezas naturais (Nova Zelândia), melhor país para vida noturna (Japão), melhor país para comer bem (Itália), melhor país para atividades ao ar livre e esportes (Austrália), melhor país para descanso (Ilhas Maldivas), melhor país em segurança (Noruega), melhor país para compras (EUA), melhor país em valor do dinheiro (Tailândia), melhor país para se morar (Austrália), melhor país de viagem tranqüila (Holanda), melhor padrão de vida (Suécia), melhor país com liberdade política (Holanda), melhor país com tecnologia avançada (Japão), melhor país com produtos de qualidade (Japão), melhor país no ano anterior (China). Do blog Design Informa.
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COUNTRY BRAND
If Obama can be a brand, why not a country? Actually country brands are older. Turism make money, so a country is a product. Culture, places and exotic stuuf are products. But it's hard to transform that all in a symbol, a typography or a color. National flags are over. A multiple culture as the Brazilian one is so difficult to translate that someone (an idiot, I think) made colorful amoebas for it. Belive it or not... Other countries do the same. What do you think? FutureBrand made a research about country brands and Australia won. I agree. I love that place!
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terça-feira, 11 de novembro de 2008
Cinco dias depois...
Museu de Artes Aplicadas e Design (Munique, Alemanha, 1984)
Ainda estou comemorando o Dia do designer! hehehehe! Na verdade, eu demorei para escrever esse post porque estava com um dilema ético-profissional. Faço ou não faço uma crítica praticamente herege aos designers brasileiros? Bom... se eu não fosse fazer, eu nem começaria esse post, certo?
No dia 6 de novembro, ou seja, há cinco dias atrás, eu estive numa palestra de Alexandre Wollner no Rio de Janeiro. Eu queria ter a oportunidade de ver um expoente do design brasileiro falando e passando suas experiências. Wollner é responsável pela fundação do primeiro escritório brasileiro de design (o FormInform em 1958). Estudou em Ulm e desenvolveu trabalhos por toda a cultura brasileira. Além disso, esteve presente na fundação da ESDI, a Escola Superior de Desenho Industrial, que – por alguma razão cósmica (rsrs) – assinou o meu certificado.
Só por esses mínimas razões acima dentro de um vastíssimo currículo, eu deveria ficar de boca fechada. Mas não dá. Sou estudante de mestrado da ESDI e desde a minha graduação na instituição, eu venho percebendo que o ensino do design está engessado no binômio Bauhaus/Ulm. Acontece que que esse binômio aconteceu há 40 anos! O mundo mudou, pelo amor dos meus filhinhos! Não dá para ficar com discursos antigos, dizendo que o computador estragou o design. Que coisa ultrapassada. Que coisa não evoluída. E o pior foi sentar ao lado de outros nomes do design brasileiro e ver que todos concordavam com esse blá-blá-blá!
Outro discurso chato é o da "busca pelo design brasileiro"... cansatiiiiivo! No P&D que estive, apresentei um trabalho que gerou essa mesma discussão. E no meio dos questionamentos acalorados, uma aluna calou a boca de todos quando perguntou: "quem disse que a gente tem que ter um design nacional todo regulamentado?" E eu pergunto: quem disse? Nossa nação é composta por inúmeras culturas e a gente vai perder nosso tempo buscando uma que signifique tudo para um profissão tão plural como essa?
Não sei... só sei que isso precisa mudar. Uma vez ouvi no mestrado que "muita gente precisa morrer para o design brasileiro aparecer no cenário mundial". Essa é a minha heresia: concordar com isso.
Pelo menos o evento (que trouxe o Wollner) era muito bem intencionado: discutir o cartaz no mundo moderno. Não pude ver as palestras de Rico Lins, mas sei que Wollner não respondeu à questão. Bom... só sei que a exposição de Pierre Mendell que puxou o evento era MUUUUUITO boa. Cartazes simples, diretos e lindos. É difícil ver isso hoje... é difícil acreditar que um cliente compraria suas idéias, mas eu adoraria ter pensado neles porque eu adoro cartazes. E, apesar das minhas críticas, achei a iniciativa excelente! Que venham mais eventos, exposições e discussões sobre design. Precisamos demais disso.
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