Esse é o título do livro de Charles Bezerra, designer pernambucano com phD no IIT, de texto fácil e bem curto, que deveria ser uma introdução em TODOS os cursos de design, comunicação e engenharia. Na verdade, deveria ser lido por todo mundo, já que ele faz questão de afirmar que todos somos designers (e me convenceu disso).
Charles quer nos acordar para a necessidade urgente de uma visão ética e lógica no que fazemos hoje. Com isso, ele faz um discurso presente e atual; não uma precognição futurista que parece nos afastar das conseqüências. Ele explica suscintamente nossa função e nos responsabiliza a mudar. Não só o mundo, mas a nós mesmos.
Ele apresenta algumas idéias do filósofo Karl Popper (que preciso conhecer melhor) e percebi algumas convergências com a ecosofia de Félix Guattari, que estudei no meu mestrado. Ambos parecem querer que nós alcancemos uma consciência maior de nossa existência no planeta e na sociedade para nos tornarmos indivíduos mais humildes.
Acho que não sou um designer humilde. Ainda.
sábado, 19 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
Japão em cartaz
É... o Japão está em cartaz... e não só por causa do drama que o país insular está passando com tremores ininterruptos e uma ameaça severa de um remake de Chernobyl. Por toda a internet, surgem cartazes de ajuda ao arquipélago. Vejam como é possível dar inúmeras caras a um simples círculo vermelho:
Legal, né? E esse último segue a linha do que ando fazendo:
Gostei bastante!
segunda-feira, 14 de março de 2011
Japããããão
Após anos sendo zoado por suas proporções diminutas, o Japão resolveu botar til em tudo. É terremoto de grande magnitude, tsunamis, explosões nucleares... Começo até a enxergar as bandeiras deles de duas novas formas:
Torço pelo bem de todos e para um repensar geral da humanidade com relação a sua posição nesse mundo, porque me parece que isso é só o começo.
sexta-feira, 11 de março de 2011
O Peru tá com tudo em cima!
Guardadas as devidas piadinhas infames com o título, o Peru (país) apresentou ontem sua nova marca-país, evocando as famosas Linhas de Nazca.
Tem tipografia própria! É 2D (podendo virar "3D-escultura"...)! É monocromática (podendo absorver qualquer cor, até mesmo um "degradé-multicor")! É EXCELENTE!!! INCRÍVEL!!!
E você lembra da marca antiga? Entra neste post que escrevi há um tempo atrás e veja as marcas-países e aproveite para chorar (e muito!) com a "ameba" do Brasil...
Tem tipografia própria! É 2D (podendo virar "3D-escultura"...)! É monocromática (podendo absorver qualquer cor, até mesmo um "degradé-multicor")! É EXCELENTE!!! INCRÍVEL!!!
E você lembra da marca antiga? Entra neste post que escrevi há um tempo atrás e veja as marcas-países e aproveite para chorar (e muito!) com a "ameba" do Brasil...
Marcadores:
design,
identidade,
identidade visual,
marca,
mundo
Oceano PACÍFICO?
Assinar:
Postagens (Atom)