segunda-feira, 4 de julho de 2011

Um fim sustentável para o cabelo!

Eu permaneço inquieto diante dos vários enigmas da humanidade. Um dos que me incomodam é para onde vai todo o côco verde e já até falei por aqui. Outro que mexe com minhas caraminholas é pra onde vai todo o cabelo que o ser humano perde por dia! Pra vocês terem uma ideia: a indústria de beleza no Reino Unido importa mais de 15 milhões de toneladas de cabelo por ano!!!

Mas parece que não sou só eu que está preocupado com esses cabelos, não. E não estou falando de indústrias de xampu ou de alguma associação de cabelereiros. Muito menos de perucas. O cabelo humano tem sido estudado para se tornar uma alternativa viável e renovável de material. A designer inglesa Kerry Howley, por exemplo, resolveu criar jóias de cabelo humano! Vocês pensam que eu estou brincando? Vejam só:


Essas "jóias" são o projeto de graduação da designer e se chama Attraction/Aversion (Atração/Aversão). Ela deu esse nome por querer transformar algo de aversão imediata em algo atrativo, num balanço entre espectador e usuário. E aí... ela conseguiu? Eu acho que não, mas o Studio Swine foi além com seus Hair Glasses.


Esses óculos que vocês viram possuem armações de cabelo humano! Criados com uma bioresina que faz a ligação do material, são 100% biodegradáveis e não liberam nenhuma toxina durante a fabricação! Incrível, não? Isso sim é uma utilidade interessante para o cabelo.

Mas eu ainda creio numa ilha fantástica onde estão todos os côcos verdes, cabelos e canetas bics...

domingo, 3 de julho de 2011

Consciência do inconsciente

Sempre tive vontade de conhecer o Museu de Imagens do Inconsciente - que fica no Instituto Municipal de Assitência à Saude Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II), na zona Norte do Rio de Janeiro. A abstração e suas significações me intrigavam. O tempo foi passando e o abstracionismo geométrico se tornou uma questão pontual pra mim: o que é aquilo afinal? O que faziam os russos? E os concretistas brasileiros? Afinal: qualquer um faz ou só uma mente elevada (ou louca) é capaz de transformar em arte um quadrado negro?

Perdão pela falta de legendas. Só sei que as duas imagens menores são de Arthur Amora e Fernando Diniz. Se alguém souber, me atualize!

Ainda busco várias dessas respostas, mas a apreciação por esse tipo de arte só aumentou. Fui até fazer um mini-curso sobre o diálogo entre a arte concreta e o design. E nesse curso fui novamente despertado pela necessidade de conhecer o Museu do Inconsciente ao saber que a história do design brasileiro, de nossa arte concreta e do museu se cruzaram na década de 1950.

A produção dos ateliês de terapia ocupacional organizados por Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Pedro II era tão abundante e cientificamente/artisticamente relevante que, em 1952, houve a necessidade da criação de um acervo para pesquisa. Em 56, já era um museu. Em 57, Carl Jung conheceu o trabalho de Nise no museu em uma exposição em Zurique.

Tentar interpretar os belos grafismos concretos e abstratos me fez ter mais tolerância por muita arte que é feita hoje. Por isso, acho que o Museu de Imagens do Inconsciente merece maior destaque. Acredito que dificilmente ele sairia de onde está (muito escondido) hoje pela importância do local, mas acho que precisa de mais mídia... por que não exposições no Centro do Rio e seus incríveis espaços culturais gratuitos?

Além disso, Nise da Silveira precisa sair do universo da psiquiatria/psicologia e ser conhecida pela grande massa. Uma mulher pioneira, ética, forte, inquieta e batalhadora. Enxergou que ter alguém assistindo em silêncio a produção artística de um esquizofrênico mudaria seu trabalho: o artista queria ser visto. E, hoje, quem não quer?

Ser visto? Ser ouvido? Ter um minutinho de atenção? O Museu de Imagens do Inconsciente quer! Deve! Precisa!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pra refletir no fim de semana


Ambas do I can read.

sábado, 25 de junho de 2011

Dicas para manter sua criatividade afiada



Do estúdio japonês de motion graphics To-Fu, temos esse vídeo com ótimas dicas de criatividade. Fiquei muito feliz de ler que logo o primeiro é o meu TOC! E eu também canto no chuveiro (7)! Mas eu não tomo café (8), me arrisco pouco (20) e sou perfeccionista (25). Sorte a minha que me permito errar (16) e sei que do erro coisas boas podem vir. Afinal, quem tropeça sempre cai pra frente! (Salve Mestre Tubarão!)


E você? Já é criativo ou ainda falta muito?

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Swing das marcas

É isso aí: troca-troca generalizado! O designer inglês Graham Smith resolveu inverter marcas concorrentes no projeto Brand Reversions!


Graham fundou a Imjustcreative, estúdio de design de marca e identidade. Em seu site, ainda mostra os projetos Unevolved Brands (com a simplificação/involução máxima de algumas marcas) e 8-bit Brands (marcas feitas com poucos pixels). Legal!